Dia a dia
Ciclovia da Terceira Ponte começa a receber o concreto no piso
Iniciadas em julho deste ano, as intervenções custarão R$ 127 milhões e devem ser concluídas em maio de 2023

Concretagem do piso da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte. Foto: Hélio Filho/Secom
As obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida avançam e nesta terça-feira (23), as equipes de trabalho iniciaram a concretagem do piso da ciclovia. As obras tiveram início em julho deste ano com a montagem da plataforma que funciona como o andaime para a sequência das atividades.
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O projeto da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) é executado pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix. De acordo com o governo do Estado, as intervenções custarão R$ 127 milhões e devem ser concluídas em maio de 2023.
No início desta manhã, o governador Renato Casagrande acompanho o início do serviço de concretagem do peso da ciclovia.
Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, já foram fixados quase 500 metros da estrutura da ciclovia. “Desde a formulação do anteprojeto, tivemos uma grande preocupação técnica para a execução deste empreendimento. O resultado é que estamos conseguindo avançar em bom ritmo. A execução de parte dos serviços no período noturno também contribui para dar celeridade à obra”, disse.
A expansão da Terceira Ponte
A obra é um dos projetos prioritários do governo do Estado na área da mobilidade. O serviço contempla a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.
O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo, nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.
A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.
Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.
Ampliação da capacidade
Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
Números da obra
• Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros;
• Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros;
• Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros;
• Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros;
• Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4;
• Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6;
• Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240;
• Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas;
• Valor do investimento: R$ 127 milhões;
• Prazo de execução: maio de 2023.
