fbpx

Dia a dia

Chuva volumosa causa transtornos no Espírito Santo

Vários municípios acumularam de 82 a 123mm em um período de 24 horas, contando entre às 17 horas deste sábado (8) até às 17 horas deste domingo (9)

Publicado

em

Ruas alagadas em Castelo. Foto: Reprodução/Instagram/Capixaba da Gema

Ruas alagadas em Castelo. Foto: Reprodução/Instagram/Capixaba da Gema

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As chuvas volumosas deste final de semana causaram transtornos de Norte a Sul do Espírito Santo. Vários municípios acumularam de 82 a 123mm em um período de 24 horas, contando entre às 17 horas deste sábado (8) até às 17 horas deste domingo (9). O estado já contabiliza 4 desabrigados e 287 desalojados.

No período de 24 horas, Castelo acumulou 78,20mm de chuva, o rio que corta o município subiu mais de 4 metros que o nível normal. Ruas e casas foram invadidas pela água, a Defesa Civil Municipal contabilizou um total de 610 pessoas desalojadas e 213 desabrigadas.

A Prefeitura de Castelo informou que já está tomando as providências cabíveis, cerca de 86 servidores, máquinas e equipamentos estão nas áreas de risco para dar suporte aos moradores afetados.

“Nossa prioridade é proteger a integridade física das pessoas e remover os acamados de suas residências. Além disso, estamos desde cedo auxiliando as comunidades no transporte de móveis e equipamentos para evitar ainda mais prejuízos. Caso seja necessário estamos disponibilizando abrigos nas Escolas: Centro Unificado e Madalena Pisa e nas Igrejas dos Bairros Esplanada e Aracuí. A atenção de todos deve ser redobrada neste momento”, disse o prefeito de Castelo, João Paulo Nali.

Ibatiba registrou o maior acumulado de chuva: 123,4mm. Foi registrada uma enxurrada no bairro Boa Esperança e Barra Grande. A Defesa Civil fez uma vistoria na represa Diogo, onde há risco de rompimento. O município já contabiliza 100 pessoas desalojadas.

A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim alertou a população ribeirinha para o risco de transbordamento do rio Itapemirim neste domingo (9). No fim da tarde, o nível do rio estava 2,70 metros acima do normal e, com as chuvas constantes, a tendência é de passar de 3 metros acima do nível ainda neste domingo.

Em Bom Jesus do Norte, o nível do rio Itabapoana também subiu e já provocou alagamento em alguns pontos do município. Segundo a Defesa Civil Estadual, 23 pessoas já estão desalojadas no município.