fbpx

Dia a dia

Casais gays estão casando mais que héteros no Espírito Santo 

O IBGE divulgou nesta quarta-feira dados que mostram que cresceu o número de casamentos gays no estado

Publicado

em

Casais gays: Carol e Mariana casaram-se há quatro anos em um cerimônia que reuniu amigos e familiares. Foto: Divulgação (acervo pessoal)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (27) mostram que o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo teve um aumento de 34,7% entre os anos de 2021 e 2022. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em 2022, foram registrados 23.209 casamentos no Espírito Santo, o que representou um aumento de 0,4% (89 casamentos a mais, em números absolutos) em relação a 2021. 

Deste total, a união entre entre pessoas de sexo diferente aumentaram 0,2% entre 2021 e 2022, passando de 22.976 para 23.015. Já o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumentou 34,7% no mesmo período. 

Entre cônjuges do mesmo sexo, houve 194 registros de casamentos no estado em 2022 (0,8% do total de casamentos), sendo 82 (42,3%) entre cônjuges masculinos e 112 (57,7%) entre cônjuges femininos.

Nos casamentos entre pessoas de sexo diferente, predominou a união entre cônjuges solteiros, com 65,3% (15.038) do total das uniões legais. Nos casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, observou-se também a predominância de uniões entre pessoas solteiras, tanto entre casais masculinos (72,0%) como entre femininos (73,2%).

Casamento gay em alta

Há 10 anos o Brasil passou a permitir que os Cartórios de Registro Civil registrassem casamentos de pessoas do mesmo sexo. De 2013 até abril deste ano o Espírito Santo já contabilizou 1.384 uniões homoafetivas.  

De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que reúne os 7.757 Cartórios de Registro Civil do país, só em 2023 foram 110 casamentos. Já no ano em que passou a valer a permissão, foram 23 registros, o que representa um aumento de 378%.

Segundo a Arpen-Brasil, a maior parte dos registros de união entre pessoas do mesmo sexo é de mulheres, que somam 697 casos. Já entre homens o número chega a 687 em 10 anos. 

Como fazer o casamento:  

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um dos nubentes para dar entrada na habilitação do casamento. 

Devem estar de posse da certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha do local de celebração pelos noivos – em diligência ou na sede do cartório.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui