fbpx

Dia a dia

Casagrande apresenta consórcio Brasil Verde ao Fórum dos Governadores

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, é o articulador do movimento Governadores pelo Clima

Publicado

em

Governo do Estado, Renato Casagrande. Foto: Helio Filho/Secom ES

Governo do Estado, Renato Casagrande. Foto: Helio Filho/Secom ES

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Fórum de Governadores aprovou a criação do Brasil Verde, um consórcio que visa a articulação internacional dos estados e organiza as ações internas na área ambiental. Em reunião nesta segunda-feira (23), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que é o articulador do movimento Governadores pelo Clima, apresentou o modelo de governança que foi aprovado pelos demais chefes dos Executivos estaduais do país.

“O consórcio Brasil Verde vai buscar recursos para financiar bons projetos para redução das emissões e também na busca de projetos que incentivem a geração de energia renovável. O tema das mudanças climáticas é importante para o Brasil. Os Estados querem ajudar o País a alcançar suas metas”, declarou o governador capixaba.

Segundo Casagrande, a criação desse consórcio, que será gerenciado pelos Estados, terá um fundo único para se apresentar de forma transparente às instituições internacionais e a outros países. É um passo na articulação do Brasil com a participação dos Estados, buscando atingir as metas de redução de emissões de carbono. Uma grande conquista para a sociedade brasileira.

No mês passado, o governador capixaba foi um dos articuladores da reunião virtual com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. O encontro teve a participação de governadores de todas as regiões do País, que apresentaram os projetos regionais prioritários na área de conservação ambiental. Na ocasião, ficou pactuada a criação de uma comissão que trataria o assunto diretamente com um emissário indicado pelo secretário americano. O movimento pretende se reunir com outros países, blocos econômicos e organizações internacionais.

A ideia foi aceita pelo Fórum dos Governadores e João Dória propôs que o consórcio seja batizado de “Brasil Verde” ou “Green Brazil”, como destacou. “Quando eu sugeri o Brasil Verde ou Green Brazil foi exatamente para termos uma marca forte que diferencie os governadores da política ambiental do país, que é um desastre. Não precisamos nem discorrer sobre isso. E cria um brand, cria uma marca forte para os entendimentos com as instituições internacionais que verão nisso um gesto muito positivo dos governadores na defesa do pacto federativo e na defesa ambiental”, avaliou Doria.

“A discussão das questões climáticas vai ter cada vez mais importância”, lembrou Casagrande. “O Brasil tem um potencial muito grande e nós temos uma capacidade grande de fazer uma articulação para captar recursos para os nossos projetos. Queremos fazer uma imagem diferenciada. Hoje a imagem do Brasil é muito ruim”, lamentou.