fbpx

Dia a dia

Capixaba de 17 anos faz intercâmbio a bordo de navio-escola

O capixaba Heitor Valim Bianconi, de 17 anos, embarcou no navio-escola, junto a outros 66 estudantes de diversas nacionalidades

Publicado

em

Capixaba Heitor Valim Bianconi ao lado de um colega, ambos estão fazendo um intercâmbio em um navio-escola

Capixaba Heitor Valim Bianconi faz um intercâmbio em um navio-escola. Foto: Divulgação

Muitos adolescentes sonham em estudar em outro país para aprender e exercitar uma língua estrangeira, além de conhecer outras culturas, acumulando vivências e experiência para a vida toda. Mas se esse intercâmbio fosse a bordo de um navio-escola navegando por três continentes, parando em 15 portos e conhecendo cerca de 10 países? O capixaba Heitor Valim Bianconi, de 17 anos, embarcou nessa aventura, junto a outros 66 estudantes de diversas nacionalidades e, além das disciplinas tradicionais do Ensino Médio, está tendo a oportunidade de vivenciar diferentes culturas, de aprender habilidades como liderança, sobrevivência, responsabilidade, comunicação e relações interpessoais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cursando a 3ª série do Ensino Médio na Escola São Domingos, em Vitória, ele está participando do programa estudantil A+ World Academy, que acontece no navio-escola norueguês Sørlandet. Mais conhecido como “Pérola da Noruega”, ele foi construído em 1927, tem mais de meia centena de metros de comprimento e é considerado o veleiro mais antigo do mundo em operação.

> Onda de calor: cidades do ES ficam entre as mais quentes do país

Lá, junto a outros estudantes com idades entre 15 e 19 anos, incluindo outros três brasileiros, Heitor segue um currículo tradicional e semelhante a qualquer outra escola. Eles estudam matérias pertencentes aos grupos de idiomas, matemática, ciências, estudos sociais, educação física e preparação para a universidade, porém a instrução acontece no mar enquanto o navio se desloca de um destino para o outro.

“É muito interessante perceber como a sua visão de mundo vai mudando no decorrer do ano. A bordo do navio, você tem a possibilidade de fazer amizade com estudantes de diversos países, precisa se tornar independente, trabalhar para conquistar as coisas. A gente vira uma família só, faz conexões ao redor do mundo, conhecendo culturas de três continentes. Está sendo uma experiência incrível, vou voltar para casa com muitas histórias para contar e com muita bagagem de vida”, contou Heitor.

A+ World Academy, o navio-escola norueguês Sørlandet, navegando pelo mar

A+ World Academy, o navio-escola norueguês Sørlandet. Foto: Divulgação

MUITO ALÉM DA SALA DE AULA

Na A+ World Academy, o aluno não é apenas um estudante, ele recebe também tarefas desafiadoras durante o percurso. Como parte de uma equipe, precisa trabalhar em conjunto para chegar aos próximos destinos. Eles aprendem a velejar e a desenvolver habilidades de liderança e responsabilidade e se envolvem ativamente nas operações diárias do navio, incluindo limpeza, manutenção, manobra de velas, governo, vigia, cozinha e rondas de segurança.

> Quem comprou, comprou! Ovo Caribe esgota antes da Páscoa

“É uma escola de ensino médio, com rigoroso programa acadêmico, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento pessoal, social e cultural em um cenário global, formando líderes para enfrentarem os desafios do futuro”, comentou a médica Valéria Valim, mãe de Heitor.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

O navio atende aos mais altos requisitos e certificados de segurança possíveis. Os procedimentos são baseados em três princípios: competência, planejamento e preparação, minimizando os riscos e preparando os estudantes para qualquer cenário possível, por meio de simulações. Há, inclusive, médico na tripulação.

O Sørlandet também está equipado com dispositivos de comunicação modernos que permitem que o barco tenha contato contínuo com a terra. Os estudantes têm acesso à internet e a equipe de comunicação do navio faz atualizações constantes nas redes sociais para que familiares e amigos possam acompanhar a travessia.

ROTEIRO PELOS TRÊS CONTINENTES

O itinerário tem início em Kristiansand, na Noruega, e inclui paradas em Saint Malo, na França; Setúbal, Portugal; Cartagena, Espanha; Madeira, Portugal; Las Palmas, Espanha; Mindelo, Cabo Verde; Granada; Bequia; São Vicente, Granadinas; São Martinho, França; San Juan, Porto Rico; Hamilton, Bermudas; Horta, Açores; Ponta Delgada, Açores; depois retorna ao porto de partida na Noruega. Atualmente, eles estão em Hamilton, nas Bermudas, a caminho dos Açores, em Portugal. A formatura está marcada para 1º de junho.

> Praça do Cauê será reduzida para melhorar trânsito em Vitória

Ao desembarcarem nos portos, os alunos vivenciam o que aprenderam em aula e leram nos livros. Cada porto tem uma ênfase diferente. Visitam escolas locais, fábricas, apresentam projetos de aprendizado e serviços que ajudem a comunidade a prosperar, exploram contrastes dramáticos da natureza. Há muito que se descobrir e se divertir em cada porto, seja com caminhadas nas montanhas, mergulho de snorkel em recifes, testando a culinária local, entre outros. O programa tem duração de 10 meses e custa, aproximadamente, 66 mil euros (cerca de R$ 350 mil).

REPRESENTANTES DE NAVIO-ESCOLA NORUEGUÊS EM VITÓRIA?

Entre os próximos dias 18 e 20, a venezuelana Daniella Rigual e o americano Adam Rule, chefes de Comunicação e de Desenvolvimento de Negócios do A+ World Academy, respectivamente, estarão em Vitória para divulgar o programa estudantil entre representantes de escolas e do governo.

“A ideia é atrair mais estudantes brasileiros para ingressarem no próximo ano letivo (2024-2025). A+ World Academy já reservou três vagas exclusivas para estudantes brasileiros. Estamos indo a Vitória exatamente para buscar esses candidatos,” comentou Daniella.

Quem sabe, em breve, o Espírito Santo entre para a rota do Sørlandet, hein?


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui