Dia a dia
Banho de mar acessível terá horários especiais no verão
Projetos em Vitória, Vila Velha e Guriri disponibilizam equipamentos para levar banhistas com deficiência com segurança ao mar

Acessibilidade na praia da Sereia, em Vila Velha. Foto: Chico Guedes
Durante o verão, as praias do estado costumam ficar lotadas de turistas e moradores que querem um lugar ao sol. Em pelo menos três praias, o espaço para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida curtirem o mar com tranquilidade e segurança é garantido, graças a projetos de acessibilidade mantidos pelas prefeituras de Vitória, Vila Velha e São Mateus. Em outros anos, cerca de 1,1 mil pessoas foram atendidas por mês, entre dezembro e março, nos projetos de Vitória e Vila Velha. É nesse período, também, que o horário de funcionamento é ampliado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na capital, o projeto “Praia Acessível” existe desde 2013 na Curva da Jurema. Com cadeiras anfíbias flutuantes, guarda-vidas levam os banhistas até o mar por meio de uma rampa de acesso. Até o próximo mês, o projeto funcionará de quinta a domingo, das 8h às 13h.
Em Vila Velha, o projeto “Praia Legal” foi implantado em 2011 e funciona no final da Praia da Costa. Só em janeiro de 2019, mais de 1,7 mil pessoas foram atendidas, segundo a subsecretária de Assistência Social do município, Stella Dias. “É o mês de maior movimento. Nos próximos dias, vamos ampliar o número de cadeiras anfíbias”, diz.
Reflexos na saúde
Foi por causa do projeto que há quase dois anos a aposentada Dalva Domingos Silva, 65 anos, deixou a cidade de Uberlândia (MG) para morar em Vila Velha com a neta Raysse Fernandes Silva, 22 anos, que tem problemas no equilíbrio e na fala.
“Ela é apaixonada pelo mar e, no início, só conseguíamos ficar na água com a ajuda dos profissionais do projeto. Com o tempo, a Raysse foi se adaptando a ponto de conseguir ficar sozinha, só com o macarrão (flutuador). Sou muito grata a esse projeto”, conta Dalva.
Até o final de março, o horário de funcionamento do projeto será de terça a domingo, das 9h às 17h. O banho de mar dura 20 minutos.
Em Guriri, São Mateus, o projeto existe há três anos e funciona todos os dias nos meses do verão. De segunda a sexta, o banho de mar acontece das 8h às 13h. Já aos sábados e domingos, o atendimento é das 8h às 16h.
Funcionamento
Vitória
Projeto “Praia Acessível”, na Curva da Jurema, em Vitória. Até fevereiro funcionará de quinta a domingo, das 8h às 13h.
Vila Velha
Projeto “Praia Legal”, na Praia da Costa, em Vila Velha. Até o final de março, o horário de funcionamento do projeto será de terça a domingo, das 9h às 17h.
São Mateus
Projeto em Guriri, São Mateus. De segunda a sexta, o banho de mar acontece das 8h às 13h. Já aos sábados e domingos e feriados, o atendimento é das 8h às 16h.
