Dia a dia
Aquaviário: rampas de acesso às barcas já estão funcionando
Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem embarcar com mais segurança nos trajetos do sistema Aquaviário
As rampas de acesso às barcas do Sistema Aquaviário já estão em funcionamento nas três estações: Prainha, Praça do Papa e Porto de Santana. A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) entregou as estruturas na manhã desta quarta-feira (9). Com isso, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem embarcar com mais segurança nos trajetos do sistema gerenciado pela Ceturb-ES.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para a instalação das rampas, foram realizados estudos técnicos de viabilidade, que contaram também com sugestões de cadeirantes para aumentar a segurança no embarque. Antes de serem liberadas para uso, as rampas passaram por testes para garantir o pleno funcionamento. Além disso, os barcos foram ajustados para facilitar o acesso de cadeiras de rodas.
“Cumprimos o compromisso do governo do Estado de aprimorar o Sistema Aquaviário. Hoje entregamos as rampas de acesso aos cadeirantes em todas as estações. Nosso objetivo é que o Aquaviário seja cada vez mais inclusivo, permitindo que todos se locomovam com conforto e segurança. Continuamos trabalhando para melhorar o serviço e garantir a acessibilidade para todos”, destacou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.
O próximo passo, já em andamento, é aumentar os espaços dentro das lanchas para a acomodação de cadeirantes, o que envolve ajustes no layout interno dos barcos e regularização da documentação junto à Capitania dos Portos. A lancha mais nova, Morro do Moreno, já foi fabricada com dois assentos reservados para cadeirantes.
Embarque assistido no Aquaviário
As novas rampas de acesso permitem o embarque e desembarque de todos os usuários do Sistema Aquaviário de maneira igualitária, sejam cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, crianças ou ciclistas. É importante destacar que, conforme a ABNT NBR 15.450, item 1.6, “No sistema de transporte aquaviário, a segurança dos passageiros deve prevalecer sobre sua autonomia”, o que requer que a acessibilidade de cadeirantes seja assistida.
Para o subsecretário de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), João Bosco Dias (Bosquinho), a adequação do Aquaviário garante o acesso universal ao sistema. “Com o apoio dos movimentos de inclusão, contribuímos para as adaptações e realizamos testes nas estações, o que resultou em maior precisão e na garantia de acesso a todos”, afirmou.
Vale lembrar que, na Estação Praça do Papa, em Vitória, que possui características mais complexas devido à influência das marés, do tráfego de embarcações e dos ventos, poderão ocorrer limitações no embarque e desembarque, sempre que necessário, para garantir a segurança dos usuários com cadeiras de rodas.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui