fbpx

Dia a dia

Alinhamento raro de 5 planetas poderá ser visto a olho nu no ES

Os astros Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão no céu, em conjunção com a Lua antes do amanhecer

Publicado

em

A última vez que isso aconteceu de madrugada foi em 2016. Foto: Reprodução

Junho está se encerrando, mas o mês não deixa de trazer em encantos em sua despedida. Um raro alinhamento entre cinco planetas do sistema solar vai encantar amantes da astronomia nesta quinta (23) e sexta-feira (24). Visível a olho nu, os astros Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão no céu do Espírito Santo, em conjunção com a Lua antes do amanhecer, das 4h50 às 5h30, basta olhar para o lado Leste-Nordeste, antes do nascer-do-sol.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), não precisará de equipamentos especiais para conseguir ver o fenômeno. A Lua será protagonista da conjunção com outros dois planetas nos demais dias. Confira:

  • No dia 19 a Lua estará em conjunção com Saturno,
  • Dia 21 com Júpiter e dia 23 mais próxima no céu com Marte.

E na madrugada de domingo, dia 26, a Lua minguante estará ao lado de Vênus e Mercúrio logo abaixo, com o aglomerado das Plêiades ao lado direito, completando a beleza e facilitando sua localização.

Entre os dias 21 a 26 de junho será possível observar o planeta Mercúrio, que estará bem baixo no horizonte. O melhor horário para ver é entre as 4h50 até às 5h30, quando estará mergulhado na luz do alvorecer.

Urano e Netuno também estarão no céu. No entanto, é necessário binóculo ou telescópio para vê-los, já que não são visíveis a olho nu.

Todos os anos pode-se contemplar os planetas visíveis a olho nu. Mas nem sempre juntos no céu. A última vez que isso aconteceu de madrugada foi em 2016. E o último que aconteceu depois do pôr-do-sol foi há 20 anos, em 2002.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui