fbpx

Dia a dia

Agência pede interdição de estruturas de mina da Vale

Agência Nacional de Mineração (ANM) também aconselhou a evacuação dos moradores da região

Publicado

em

Vista aérea da mina de Fábrica Nova, em Mariana (MG) Foto: Google Maps/Reprodução de satélite

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aconselhou a evacuação de um povoado da região de Mariana (MG) e a interdição de três pilhas, espaços de acúmulo de rejeitos, na mina de Fábrica Nova, da Vale.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A interdição foi determinada na última sexta-feira (10) após a Vale não conseguir comprovar a estabilidade das pilhas. Segundo o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população englobada na região de Santa Rita Durão.

Desse número, 144 pessoas são moradoras da região. As outras pessoas são funcionários da mina e funcionários de outras edificações em torno do local. Até agora, a Vale não se pronunciou spbre a evacuação mas confirmou que as pilhas foram interditadas conforme o que foi dito pela ANM.

A empresa também disse que acompanhou a vistoria feita pela Defesa Civil e pela ANM que aconteceu nesta segunda-feira (13) para que fossem feitos esclarecimentos sobre as condições de regularidades das estruturas.

A Prefeitura de Mariana divulgou, por meio de nota, que a Defesa Civil participa das fiscalizações e o órgão irá elaborar um documento sobre a integridade das pilhas a partir de uma reunião que deve ser nesta segunda, mas que não há definição sobre a evacuação da região.

Jpa o presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, afirmou que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação. Uma reunião entre os moradores, representantes da Defesa Civil e da ANM será realizada após a vistoria desta segunda-feira, segundo o presidente da associação.

*Com informações do UOL.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui