Dia a dia
400 desalojados voltam para casa; 8 cidades continuam em alerta
Viana foi o município com o maior número de pessoas afetadas

Limpeza das ruas do Bairro Industrial, em Viana. Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana
O nível da água dos rios Formate e Jucu baixou, possibilitando o retorno dos 400 desalojados para suas casas em Viana. Os moradores tiveram que deixar suas casas devido aos transtornos provocados pelas chuvas fortes que atingiram o estado nos últimos dias. Até a tarde desta quarta-feira (13), não há mais registro de desalojados na cidade. Também não há desabrigados e ninguém ficou ferido.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com os 400 desalojados, Viana foi o município com o maior número de pessoas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo. Desde segunda-feira (11), foram registrados alagamentos em vários bairros, deslizamentos de terra em pelo menos sete pontos e queda de muro. Para evitar novos transtornos, a Defesa Civil continua monitorando o nível da água dos rios Formate e Jucu.
A Prefeitura de Viana intensificou o trabalho de limpeza das ruas. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Ordem Pública foram destacadas para trabalharem em todas as áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos quatro dias.
Pelo menos 413 pessoas tiveram que deixar suas casas devido às chuvas fortes que atingem desde o final de semana o Espírito Santo. Os dados são do balanço desta quarta-feira (13) divulgado pela Defesa Civil do Estado. Ao todo, foram 3 desabrigados e 410 desalojados em Viana, Serra, João Neiva e Vila Velha.
Alerta
A chuva deu uma trégua, mas oito municípios capixabas continuam em alerta moderado para deslizamentos de terra: Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Vitória, Aracruz, Rio Novo do Sul e Itapemirim. Nas últimas 24 horas, Vitória teve o maior acumulado de chuva com 26 mm.
Previsão do Tempo
Apesar da trégua, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 19 municípios do Espírito Santo. O aviso amarelo é válido até às 11 horas desta quinta-feira (14).
A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta que a quinta-feira será de sol entre poucas nuvens e chuva fraca, em alguns momentos do dia, na região Nordeste. As demais áreas do estado têm predomínio de sol e não há expectativa de chuva. As temperaturas têm um sutil aumento em todas as regiões. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral Sul.
Na sexta-feira (15), o sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos do dia na região Nordeste. O sol predomina e não há expectativa de chuva nas demais áreas do estado. As temperaturas têm um sutil aumento em todas as regiões. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral sul e na Grande Vitória. Em alguns momentos do dia, as rajadas podem ser de forte intensidade no litoral da região Sul.
Alerta de Chuva nas seguintes cidades
1 – Água Doce do Norte
2 – Boa Esperança
3 – Conceição da Barra
4 – Ecoporanga
5 – Linhares
6 – Nova Venécia
7 – Pedro Canário
8 – Pinheiros
9 – Ponto Belo
10 – Rio Bananal
11 – São Gabriel da Palha
12 – São Mateus
13 – Sooretama
14 – Vila Pavão
15 – Vila Valério
16 – Jaguaré
17 – Mucurici
18 – Barra de São Francisco
19 – Montanha
