Cult
27º Festival de Cinema de Vitória abre inscrições
O evento recebe inscrições até o dia 23 de maio para curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2019
Os produtores e realizadores audiovisuais de todo o país já podem divulgar suas obras no 27º Festival de Cinema de Vitória, que está com as inscrições abertas até o dia 23 de maio. O evento recebe inscrições de curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2019.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para participar, o candidato deve preencher o formulário disponibilizado no site do festival e ficar atento ao regulamento. Podem ser inscritos filmes dos mais diversos gêneros, entre eles, ficção, documentário, animação, experimental, videoclipe etc.
Em decorrência do novo coronavírus, o festival, que estava confirmado para 22 a 27 de setembro, será remarcado para nova data. A lista com as obras selecionadas será divulgada no mês de julho.
Ao todo, o 27º Festival de Cinema de Vitória apresenta 12 mostras competitivas: 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 10ª Mostra Competitiva de Longas; 9ª Mostra Foco Capixaba; 9ª Mostra Corsária; 10ª Mostra Quatro Estações; 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 7ª Mostra de Animação; 5ª Mostra Mulheres no Cinema; 5ª Mostra Cinema e Negritude, 4ª Mostra Nacional de Videoclipes e a 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental e 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror.
Além das mostras, a programação traz homenagens, apresentações musicais, debates, cursos e oficinas formativas. A estimativa de público para este ano é de 50 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.
“Em 2019, recebemos inscrições de 1.200 filmes de todas as regiões do país. Esse é um número bastante expressivo e que representa o papel do festival em ser uma janela para o cinema brasileiro há 27 anos”, comenta Lucia Caus, diretora do festival.
Orientações para inscrição
Em 2020, o Festival de Cinema de Vitória terá todo o processo de inscrições e envio de mídia digitalizado. Serão aceitos somente os filmes enviados por meio de link pelo formulário oficial de inscrições, não serão recebidas cópias em mídia física.
Confira algumas orientações para fazer o envio corretamente:
– O responsável pela inscrição deverá informar, no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, preferencialmente Vimeo ou YouTube, e também a senha de acesso, quando for o caso.
– Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão mais aceitas cópias em mídia física para a inscrição.
– Não serão aceitos vídeos do YouTube com a privacidade definida como “Privado”, mesmo que seja enviado o usuário e senha da conta de e-mail do responsável.
Programação #EmCasa
Atenta às movimentações da covid-19 no setor artístico, o Festival de Vitória lançou a campanha #FCVemCasa, cujo intuito é levar entretenimento e obras premiadas para as pessoas que estão em isolamento social. Os filmes já foram exibidos na última edição do evento, em 2019, e agora estão disponíveis no site do festival.
E para inaugurar a programação, quatro filmes da 4ª Mostra Mulheres no Cinema já podem ser vistos no portal: “Deus te dê boa sorte”, de Jaqueline Farias; “Fosfeno”, de Clara Vilas Boas e Emanuele Sales; “Poder”, de Sabrina Rosa; e “Afeto”, de Gabriela Gaia Meirelles e Tainá Medina.
A segunda edição do #FCVemcasa será com os filmes da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas.
