fbpx

Dia a dia

24 mil m² de área de restinga serão recuperados na Curva da Jurema

A parceria com a Zurich Aiport Brasil também envolverá áreas de restinga no interior do sítio aeroportuário da capital

Publicado

em

Lançamento da recuperação da restinga da Curva da Juerema, em Vitória. Foto: Leonardo Duarte

Lançamento da recuperação da restinga da Curva da Juerema, em Vitória. Foto: Leonardo Duarte

As ações de recuperação da restinga localizada na Curva da Jurema tiveram início, na manhã desta quarta-feira (22), com o plantio das primeiras mudas nativas durante o evento de lançamento do programa, que terá a parceria da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra do Aeroporto de Vitória, e possibilitará a recomposição de 24 mil metros quadrados nessa área de praia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A parceria com a Zurich Aiport Brasil também envolverá áreas de restinga no interior do sítio aeroportuário da capital, chegando a 145 mil metros quadrados nesse espaço. Essa recuperação resultou de negociações entre a Prefeitura de Vitória e a concessionária, para resgatar antigas medidas de compensação ambiental definidas na época da expansão do Aeroporto de Vitória.

Com o programa será possível, ainda, fazer à recomposição da restinga local, plantando espécies nativas desenvolvidas em viveiro do próprio município que, ao longo da sua execução, permitirão o estabelecimento de um ecossistema natural, favorecendo a flora e a fauna da região. A previsão é que o trabalho de recuperação ocorra em 24 meses.

RECUPERAÇÃO DA RESTINGA

O município já concluiu a recuperação de 140 mil metros quadrados de área ao longo da praia de Camburi, quando foram plantadas 15.572 mudas, entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além do cercamento das áreas em recuperação. Ao todo a capital tem cerca de 400 mil metros quadrados (40 hectares) de área de restinga.

EVENTO DE LANÇAMENTO

O evento de lançamento, que ocorreu na praia da Guarderia, local que também terá as restingas recuperadas, contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, de representantes da Zurich Airport Brasil, e da sociedade civil organizada.

“É uma felicidade estar aqui nessa manhã num momento tão importante para a nossa cidade. A missão da Zurich Airport é conectar pessoas, o nosso principal desafio é conectar o coração dos capixabas, que se encontram em Vitória. E hoje estão celebrando a união entre a Prefeitura, o governo do Estado e o setor produtivo. Estamos trazendo o ecossistema produtivo para dentro do ecossistema natural, integrando o que de melhor a natureza nos deixou como legado”, destacou o prefeito da capital, Loranzo Pazolini.

O prefeito ainda enfatizou: “A nossa gestão tem um foco muito claro: fazer uma cidade melhor, e todas as boas parcerias que existirem, estiverem disponíveis, todas as experiências exitosas, iremos atrás. Tenho certeza que estamos construindo aqui de maneira coletiva esse legado, que é de todos e irá reverberá em todo país. E teremos a restinga mais preservado do Brasil”.