fbpx

Coluna Vitor Vogas

Ideb: com o 3º melhor ensino médio do país, ES tem muito a melhorar no fundamental

Nos anos finais do ensino fundamental, nota do Estado fica abaixo da média nacional e da Região Sudeste, tanto na rede pública como se considerada toda a rede escolar

Publicado

em

Resultados do Ideb 2021 foram divulgados nesta sexta-feira (16). Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Espírito Santo tem atualmente o 3º melhor ensino médio do Brasil. É o que mostra o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) divulgado na manhã desta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criado em 2007, o Ideb é o principal indicador usado para se medir a qualidade da educação no ensino público e privado do país. Os dados foram coletados em 2021.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No ranking do ensino médio, entre as 27 unidades federativas, o Espírito Santo ocupa o 3º lugar tanto se considerada toda a rede escolar (pública e privada) como se levada em conta apenas a rede pública estadual. O ensino médio é atribuição dos governos estaduais. Nos dois casos, a nota do Espírito Santo fica acima da média nacional e da Região Sudeste.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Por outro lado, o Ideb 2021 evidencia que o Espírito Santo e os municípios capixabas precisam urgentemente melhorar a qualidade do ensino fundamental.

Ensino fundamental: anos iniciais

Considerando-se as séries iniciais do fundamental (do 1º ao 5º ano), no ranking geral, que inclui escolas particulares, públicas municipais e públicas estaduais, o Espírito Santo fica apenas na 7ª posição geral, com nota abaixo da média do Sudeste e só um pouco superior à média nacional. No recorte específico da rede pública, nossa nota também é inferior à média do Sudeste.

Ensino fundamental: anos finais

Já nas séries finais do fundamental (do 6º ao 9º ano), a situação é ainda pior. No ranking que abrange toda a rede escolar, o Espírito Santo aparece somente em 9º lugar, empatado com o Piauí e com nota inferior à média nacional e também à média do Sudeste.

Considerando-se somente a rede pública (escolas municipais e estaduais), a situação é parecida: a nota do Espírito Santo fica abaixo da média nacional e do Sudeste. Nesse indicador, o Estado também fica na 9ª posição geral, atrás de São Paulo e Minas Gerais no Sudeste e empatado com Piauí, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e com o Rio de Janeiro.

Portanto, nos anos finais do fundamental, a rede pública de ensino do Espírito Santo não consegue nem sequer superar alguns estados das regiões Norte e Nordeste que de modo geral vão mal no Ideb, tampouco superar o vizinho Rio de Janeiro, estado que, apesar da sua pujança, não é parâmetro de qualidade de ensino.

Confira abaixo os principais números do Ideb 2021 para o Espírito Santo:

 

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  

 

Considerando toda a rede escolar:

1º) SC: 6,5

2º) DF: 6,4

3º) SP e CE: 6,3

5º) PR: 6,2

6º) MG: 6,1

7º) ES e RS: 6,0

Média do Sudeste: 6,1

Média nacional: 5,8

 

Considerando somente a rede pública:

1º) SC: 6,2

2º) CE, PR e SP: 6,1

5º) MG e DF: 5,9

7º) ES e RS: 5,8

Média do Sudeste: 5,9

Média nacional: 5,5

 

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  

 

Considerando toda a rede escolar:

1º) CE e SP: 5,5

3º) PR: 5,4

4º) MG, GO, DF e SC: 5,3

8º) RS: 5,2

9º) ES e PI: 5,0

Média do Sudeste: 5,3

Média nacional: 5,1

 

Considerando somente a rede pública:

1º) CE e SP: 5,3

3º) PR: 5,2

4º) MG e GO: 5,1

6º) SC e RS: 5,0

8º) DF: 4,9

9º) ES, RJ, MT, PI, RO e TO: 4,8

Média do Sudeste: 5,1

Média nacional: 4,9

 

ENSINO MÉDIO

 

Considerando toda a rede escolar:

1º) PR: 4,9

2º) SP: 4,7

3º) ES e DF: 4,5

Média do Sudeste: 4,4

Média nacional: 4,2

 

Considerando só a rede pública estadual:

1º) PR: 4,6

2º) GO: 4,5

3º) ES, CE, PE e SP: 4,4

Média do Sudeste: 4,1

Média nacional: 3,9

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.