fbpx

Coluna Inovação

App “Gota de Vida” incentiva a doação de sangue no ES

Na coluna “Inovação” desta semana Evandro Milet recebe no estúdio da BandNews FM ES, o pesquisador do ICEPi e desenvolvedor do aplicativo, Fábio Alvarenga

Publicado

em

O pesquisador no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fábio Alvarenga, em entrevista à Coluna Inovação

Na coluna “Inovação” desta semana Evandro Milet recebe no estúdio da BandNews FM ES, o pesquisador no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fábio Alvarenga, que destacou o impacto do aplicativo Gota de Vida no processo de doação de sangue no Espírito Santo. Desenvolvido por Alvarenga, o app busca otimizar a captação e fidelização de doadores, enfrentando um desafio constante enfrentado pelos hemocentros em manter os estoques de sangue.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O app facilita a jornada do doador,” explicou Fábio Alvarenga. Com ferramentas como a verificação de elegibilidade, que permite ao doador verificar se está apto antes de se deslocar ao hemocentro, e o agendamento online para doação, o Gota de Vida se propõe a tornar o processo mais eficiente e acessível.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp da Coluna Inovação.

Ouça agora:

Inovação no setor de saúde capixaba

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), ligado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado, se destaca pela atuação em pesquisa, ensino e inovação. Fábio Alvarenga mencionou que uma das principais pesquisas desenvolvidas pelo Instituto foi o estudo Viana Vacinada, que comprovou a eficácia da meia dose da vacina AstraZeneca durante a pandemia. Além disso, o ICEPi está à frente de projetos inovadores, como o uso de inteligência artificial na detecção de câncer de pele e outras iniciativas que buscam melhorar o atendimento e a saúde pública no estado.

O Gota de Vida também integra uma comunidade onde doadores podem fazer pedidos de doação, centralizando essa prática comum em outras redes sociais em um único espaço dedicado à doação de sangue. Até o momento, o aplicativo alcançou cerca de 8 mil downloads, um número expressivo considerando que apenas 3% da população é doadora de sangue.

Desafios e expansão do Gota de Vida

No entanto, a falta de doadores continua sendo um problema crítico. “Hoje nós temos uma situação onde os tipos B negativo, O positivo e O negativo estão em estado crítico,” alertou Alvarenga. O aplicativo, que já está em uso em todas as unidades do Hemoes no Espírito Santo, tem grande potencial para expansão para outros estados, replicando a solução para o problema da baixa captação de sangue em todo o Brasil.

A segunda versão do Gota de Vida trará novos recursos, como metas de doações anuais, que ajudarão a fidelizar ainda mais os doadores. “Na segunda versão vamos trazer ainda mais recursos para facilitar a experiência individual do doador,” afirmou Fábio. A inovação não para por aí: o ICEPi continua a trabalhar em projetos que integram novas tecnologias e parcerias com startups, visando ampliar ainda mais o impacto de suas iniciativas na saúde pública.

O aplicativo Gota de Vida está disponível para download nas lojas virtuais para Android e iOS, e pode ser acessado também pelo site do Hemoes (hemoes.es.gov.br).

Fábio Alvarenga, pesquisador no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), destacou o impacto do aplicativo Gota de Vida no processo de doação de sangue no Espírito Santo. Desenvolvido por Alvarenga, o app busca otimizar a captação e fidelização de doadores, enfrentando um desafio constante enfrentado pelos hemocentros em manter os estoques de sangue.

Evandro Milet

Evandro Milet é consultor, palestrante e articulista sobre tendências e estratégias para negócios inovadores. Possui Mestrado em Informática(PUC/RJ) e MBA em Administração(FGV/RJ). É Conselheiro de Administração pelo IBGC, Membro da Academia Brasileira da Qualidade-ABQ, Membro do Conselho de Curadores do Ibef/ES e membro do Conselho de Política Industrial e Inovação da Findes. Foi Presidente da Dataprev, Diretor da Finep e do Sebrae/ES, Conselheiro do Serpro e Banestes. Tem extensa atuação como empresário, executivo e consultor em inovação, estratégia, gestão e qualidade, além de investidor e mentor de startups, principalmente deeptechs. Tem participação em programas de rádio e TV sobre inovação. É atualmente Presidente do Cdmec-Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal-Mecânico.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.