Coluna Eliana Gorritti
‘Não vire as costas’: Campanha transforma outdoor em grito contra violência doméstica
Uma campanha surpreendente e uma mensagem marcante! Um outdoor instalado de costas para a rua chamou a atenção de quem passava pela avenida Norte Sul.
Uma campanha surpreendente e uma mensagem marcante! Um outdoor instalado de costas para a rua chamou a atenção de quem passava pela avenida Norte Sul.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A peça, com a frase “Não vire as costas para a violência doméstica”, foi criada pela MP Publicidade para o Extrabom. O supermercado escolheu o Agosto Lilás, mês do combate à violência doméstica, para colocar a campanha nas ruas.
“Já há alguns anos o Extrabom adotou essa campanha no calendário anual. É com grande responsabilidade que nos unimos à luta contra a violência doméstica. Entendemos que nosso papel vai além de fornecer produtos e serviços de qualidade; temos o dever de apoiar e conscientizar a comunidade em que estamos inseridos. Por isso, essa campanha é fundamental para darmos voz às vítimas e encorajar todos a serem agentes de mudança. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para todas”, disse Yuri Aguiar Corrêa, Gerente Executivo de Marketing e E-commerce do Grupo Coutinho à coluna.
Além do tema fazer parte do calendário anual do supermercado, desta vez a campanha impactante com o nome de Back Billboard se destacou por estar instalada de costas para a rua e próxima de outras placas e outdoors instalados da forma convencional.
A mensagem do Back Billboard traz o conceito “Não vire as costas para a violência doméstica. Denuncie: ligue 180”. Um alerta onde mulheres podem pintar suas mãos com um X vermelho em caso de perigo.
“Um dado nos fez olhar para esse tema com cuidado na hora de criar. Cerca de 70% das mulheres vítimas de feminicídio no Brasil nunca denunciaram ter sofrido violência. Isso nos fez pensar que era preciso incentivar a denúncia e nos inspirou a criar o conceito de não virar as costas”, contam Louis Debbané e João Pitanga, líderes criativos da MP.
‘Virar as costas é ser cúmplice. Dar as costas é mais do que uma escolha. É uma omissão. É fechar os olhos para a dor de quem, às vezes, só precisa de uma voz que diga “eu te vejo”. É negar ajuda. É calar o grito de socorro que não tem força para sair. É um gesto que custa vidas”, disse Mônica Debbané, diretora de criação da MP.
A campanha quer mostrar que quem vira as costas escolhe não ser parte da mudança. Que denunciar é olhar de frente para o problema, encarar de peito aberto e dizer: “Eu não vou virar as costas. Eu vou ajudar. Eu vou salvar.”
“Um telefonema, uma denúncia, um gesto. Isso muda tudo. Isso pode salvar alguém. É hora de agir. Porque quando você vira as costas, você vira parte do problema”, completou Mônica.
A campanha para o Extrabom também ganhou as redes sociais e e-mails. O supermercado também fez peças informando que os colaboradores estão treinados e preparados para atender ao sinal vermelho.
Ficha Técnica
Agência: MP
Cliente: Extrabom
Veiculo exibidor: Maely OOH
Criação: Louis Debbané, João Pitanga, Higor Balbino e Victor Pavan
Mídia: Nerilda Evangelista
Atendimento: Renata Boechat e Gabriela Hertel
Aprovação de Yuri Corrêa.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui