Bem-estar
Compulsão alimentar: entenda o que acontece depois das dietas da moda
Pessoas que buscaram emagrecer rápido para férias e carnaval podem desenvolver problemas com a alimentação

Compulsão alimentar: entenda o que acontece depois das dietas da moda. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
A compulsão alimentar acontece quando uma grande quantidade de alimentos é ingerida em pouco tempo, situação comum após dietas da moda ou jejum, principalmente antes do verão, quando existe a corrida para emagrecer rapidamente. No entanto, quando acaba esse período, a chance de desenvolver uma compulsão alimentar é grande.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a nutricionista especialista em emagrecimento e obesidade, Tathielly Polezes, as dietas da moda promovem um grande déficit calórico e gera insatisfação, o que leva alteração psicológica e mudança de humor. “O corpo sente a vontade de comer em grande quantidade para voltar ao sentimento de felicidade e sensação de bem-estar”, afirma.
Como identificar uma compulsão alimentar?
Segundo Tathielly, são várias manifestações de uma pessoa que está passando por uma compulsão alimentar, como:
- Comer muito rápido em pouco tempo;
- Dizer que está satisfeito e mesmo assim continuar comendo;
- Se esconder para comer;
- Sentir culpa ou tristeza após se alimentar.
Com estes sinais de atenção, é preciso iniciar o acompanhamento com um psicólogo junto ao nutricionista.
Consequências para a saúde
Quando existe esse distúrbio alimentar, o corpo entra em um ciclo vicioso de restrição e compulsão. “Saímos de uma dieta da moda e sentimos vontade de comer um alimento específico, mas aquela quantidade não gera uma satisfação, e, então, comemos em uma maior quantidade. Isso promove uma sensação de incapacidade porque, dessa vez, a dieta não foi seguida. Nesse caso, a pessoa se restringe de novo”, explica a nutricionista.
Esse ciclo pode gerar uma grave consequência para a saúde, porque neste período são procurados alimentos práticos e que contém grande quantidade de sódio, açúcar e aditivos químicos. Hipertensão, diabetes e obesidade são doenças que podem ser desenvolvidas a partir de compulsões alimentares.
