fbpx

BandNews FM

Operação integrada garante segurança nas eleições no Espírito Santo

O subsecretário de integração institucional da SESP, Coronel Marcio Celante, subsecretário de integração institucional da SESP conversou com a BandNews FM ES

Publicado

em

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o Coronel Marcio Celante, subsecretário de integração institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), explicou a grande operação de segurança que será realizada durante as eleições no Espírito Santo. A operação, que envolve 8.070 profissionais, visa garantir a tranquilidade durante o pleito nos 78 municípios do Estado.

Ouça agora:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

 

Operação de segurança para as eleições no ES

O Coronel Celante destacou a integração entre as forças de segurança estaduais e federais, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. “Nós teremos a presença da Polícia Militar, da Polícia Civil e outras instituições que estão nessa integração, fazendo todo o nosso emprego operacional”, afirmou o Coronel. Além das forças de segurança, guardas municipais de 14 cidades também atuarão em conjunto para garantir a segurança dos eleitores.

Segundo o Coronel, todos os 1.726 locais de votação e as zonas eleitorais terão cobertura de segurança, além do apoio de empresas como a EDP e a Cesan para situações que envolvam energia elétrica e abastecimento de água. “É uma operação enorme, posso dizer, uma das maiores dos últimos anos”, acrescentou.

Cidades com maior risco de instabilidade

Apesar de a operação abranger todo o Estado, alguns municípios receberam atenção especial devido a rivalidades históricas e potencial para instabilidade. A Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitaram reforço em cidades como Afonso Cláudio, Barra de São Francisco e Linhares. O Coronel Marcio Celante explicou que, embora todas as cidades estejam contempladas no planejamento de segurança, a inteligência da SESP monitora de perto os locais com maior risco. “Nós temos pontuado aqueles municípios que requerem uma maior atenção”, afirmou.

Ainda assim, o subsecretário reiterou que as eleições no Estado têm sido historicamente tranquilas, com ocorrências menores, como boca de urna e transporte irregular de eleitores. Em caso de necessidade, tropas especializadas serão remanejadas para áreas com maior tensão.

Ações contra crimes eleitorais

Outro ponto abordado foi a atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil na fiscalização de possíveis crimes eleitorais, como a prática de boca de urna, transporte irregular de eleitores e aglomerações em locais de votação. “No domingo, entrega de santinhos e a famosa boca diurna são proibidas”, reforçou o Coronel.

Ele também explicou que o transporte de eleitores é permitido apenas em casos específicos, como o oferecido pelo TRE em localidades remotas. O transporte particular, realizado por candidatos ou partidos para levar eleitores aos locais de votação, é considerado crime eleitoral. “Esse aliciamento do eleitor é configurado como crime”, pontuou o Coronel.

Transparência e controle em tempo real

Para aumentar a transparência durante as eleições, a SESP disponibilizará um painel em tempo real com informações sobre todas as ocorrências nos 78 municípios capixabas. Segundo o Coronel Celante, essa ferramenta será acessível ao público e à imprensa, permitindo que todos acompanhem as operações e ações de segurança durante o dia da eleição. “É uma ferramenta que desenvolvemos e vai estar disponível no domingo para os senhores profissionais da imprensa e também para qualquer cidadão”, concluiu.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui