BandNews FM
INSS: entenda a alteração no modelo de prova de vida
A advogada especialista em Direito Previdenciário Catarine Mulinari explica a mudança e como ela tende a atenuar as questões burocráticas do setor
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passará a fazer a prova de vida de forma proativa a partir de 2023. Na prática, um cruzamento de informações será realizado para confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.
Poderão ser utilizados como prova de vida registros de vacinação, consultas no Sistemas Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteiras de identidade ou de motorista, entre outros. Caso não seja possível a comprovação, o beneficiário será notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida por outros meios.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta terça-feira (13), a advogada especialista em Direito Previdenciário Catarine Mulinari explica a mudança e como ela tende a atenuar as questões burocráticas do setor. Ouça:
