Volta à malhação requer cuidados para evitar lesões - ES360

Volta à malhação requer cuidados para evitar lesões

A dica dos educadores físicos é voltar com um treino de readaptação, além de tomar todos os cuidados preventivos, como uso de máscara, álcool e toalha e garrafa de água individuais

Corrida de rua. Foto: Pixabay
Corrida de rua. Foto: Pixabay

 

Quem não se arriscou ou encontrou motivação para manter os exercícios físicos em casa ou ao ar livre nos últimos seis meses pode estar até ansioso para mandar o sedentarismo embora, mas tentar recuperar o semestre parado exagerando nos treinos representa um risco alto de ter lesões. A dica dos educadores físicos é voltar com um treino de readaptação, além de tomar todos os cuidados preventivos, como uso de máscara, álcool e toalha e garrafa de água individuais, visto que a pandemia não acabou.

De acordo com a professora da Azen Academia Daniela Rocha, para quem ficou nos últimos meses sem nenhuma atividade física o ideal é retornar em dias alternados, até três vezes por semana, com exercícios de até 45 minutos e carga baixa, intercalando o trabalho nos segmentos corporais.

“Apesar da ansiedade de alguns alunos para retomar a forma física, a performance e até preparar o corpo para o verão, é preciso cautela para evitar dores e lesões. Mesmo quem já treinava antes precisa se readaptar gradualmente, trabalhando os músculos como um todo com programas que contemplem força, mobilidade e alongamento”, orienta.

A educadora física lembra que mais importante que executar um treino altamente exaustivo é ter regularidade na prática. “Pegar pesado em um dia e não conseguir treinar nos demais por causa de dores musculares excessivas não é indicado. Além de aumentar o risco de ter lesões, compromete os resultados. Organizar a rotina para os exercícios caberem bem na agenda também é fundamental. Algumas modalidades exigem apenas 30 minutos diários e são bastante efetivas”, conclui.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Chuvas causam transtornos e deixam pessoas desalojadas no ES

Dinheiro

Pós-covid deve fortalecer poder da China na economia global

Dia a dia

Incaper mantém nível de atenção no estado

Dinheiro

Brasil pode se tornar autossuficiente em trigo