Você sabe o que é felicidade? - ES360

Você sabe o que é felicidade?

Apesar de ser o maior objetivo do ser humano, no geral, não sabemos o que é felicidade ou o que realmente nos faz felizes. Felicidade ainda é confundida com consumo, dinheiro, sucesso, prazer. Achamos que é algo externo, que simplesmente acontece com a gente. Como se felicidade fosse sinônimo de sorte.

Entendemos que felicidade é a satisfação instantânea dos nossos desejos. Só tem um problema: nossos desejos são intermináveis. Quanto mais temos, mais desejamos. Isso vale para absolutamente tudo na vida. Diante dessas dúvidas, vamos esclarecer os principais mitos da felicidade?

1. Dinheiro garante a felicidade?

Dr. Daniel Gilbert, professor de psicologia de Harvard, afirma que não existe muita diferença no grau de felicidade de uma pessoa que ganha 50 mil dólares por ano e quem ganha 500 milhões de dólares. Quando você é muito pobre, dinheiro tem uma enorme influência no nosso bem-estar geral. Mas quando as necessidades básicas são atendidas, mais dinheiro parece ter cada vez menos impacto na nossa felicidade. Isso acontece pois temos um sistema chamado de adaptação hedônica. Nos acostumamos rapidamente às situações. Os ganhadores de loteria, por exemplo, têm um aumento em seu bem-estar subjetivo, mas logo em seguida retornam ao nível de felicidade anterior. Mas os pesquisadores Elizabeth Dunn e Michael Norton descobriam uma forma em que dinheiro pode contribuir com a nossa felicidade, quando é usado para investir em experiências, te ajudar a ter mais tempo para você mesmo e, principalmente, quando é usado para ajudar outras pessoas.

2. As pessoas são responsáveis pela minha felicidade?

Muitos possuem o padrão de achar que o outro tem a obrigação e a responsabilidade pela nossa felicidade. O pai, o marido, o chefe. Ninguém é responsável pela nossa felicidade. A não ser nós mesmos.

3. Beleza traz felicidade?

Boa parte das mulheres acredita que quanto mais bonita, mais chances de ter um casamento feliz ou ter mais sucesso. As pesquisas mostram que não existe nenhuma relação entre beleza e felicidade, assim como o dinheiro. Achar que a beleza trará felicidade só aumenta a infelicidade.

(Na próxima semana eu concluo esse relato sobre o que é felicidade. Até lá!)

Flávia da Veiga é empresária, publicitária e fundadora da BeHappier

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas