Vitória, Vila Velha e Serra estão na lista dos 100 maiores PIBs do Brasil de 2018 - ES360

Vitória, Vila Velha e Serra estão na lista dos 100 maiores PIBs do Brasil de 2018

As três cidades subiram no ranking em relação ao ano anterior. Vitória passou de 42º para 34º; Serra, de 48º para 42º; e Vila Velha, de 91º para 88º, segundo IBGE

Em 2018, três municípios do Espírito Santo permaneceram na lista dos 100 maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do Brasil: Vitória, Serra e Vila Velha. Além disso, todos os três subiram no ranking em relação ao ano anterior. Vitória passou de 42º para 34º; Serra, de 48º para 42º; e Vila Velha, de 91º para 88º. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o órgão, os 100 maiores PIBs municipais brasileiros, em 2018, representavam 55% do PIB do país, ante uma participação de 60% em 2002. Observou-se, ainda, que o Espírito Santo foi uma das 12 Unidades da Federação em que a capital representava menos de 30% do PIB estadual. Em 2018, Vitória concentrava 19,3% do PIB do Estado.

A capital teve um pequeno crescimento na participação do PIB nacional, segundo o IBGE. Ele foi de 0,1 ponto percentual e o desempenho esteve condicionado às indústrias extrativas, especificamente à extração de minério de ferro.

Atividade econômica

Em 2018, em 43,6% (34) dos municípios do Espírito Santo, as principais atividades econômicas foram a administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social. Apenas três municípios tiveram como atividade principal o setor de indústrias de transformação: Aracruz, Atílio Vivacqua e São Domingos do Norte. Em Brejetuba e Vila Valério, a agricultura figurou como a atividade de maior destaque.

Em Santa Maria de Jetibá, o destaque foi a pecuária. Excluindo dessa análise a administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, a atividade “Demais serviços” foi a de maior destaque em 32 municípios em 2018.

Já Vitória, Serra e Vila Velha concentram mais da metade do valor adicionado bruto de serviços (exceto Administração Pública) do Espírito Santo. Os três municípios representavam 50,5% do total dessa atividade no Espírito Santo em 2018: Vitória, com 22,0%; Serra, com 17,0%; e Vila Velha, com 11,5%. Por outro lado, as 15 municipalidades de menor participação somavam pouco mais de 1% desses serviços.

No ranking nacional, Vitória, Serra e Vila Velha também se destacaram entre os municípios capixabas com maior participação do valor adicionado bruto dos Serviços, chegando às posições de 34º, 48º e 73º, respectivamente. Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica concentram 40,5% do valor adicionado bruto dos serviços da administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social do estado.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Pazuello: Brasil será o 2º país com mais vacinados no Ocidente

Mundo

China começa a testar 2 milhões em Pequim

Dia a dia

Planalto faz investida contra pressão por impeachment

Dia a dia

Vitória entra em risco baixo para a transmissão da covid-19