Vitória terá retorno das aulas presenciais a partir de março - ES360

Vitória terá retorno das aulas presenciais a partir de março

Todas as 102 unidades de ensino de Vitória serão vistoriadas pela Seme antes do início das aulas

Aluno faz aula online para o Enem. Foto: Divulgação/MCTIC
Aula on-line. Foto: Divulgação/MCTIC

O calendário escolar de Vitória terá início no dia 22 de fevereiro, com aulas voltando em formato híbrido. Na primeira semana de aulas, os professores estarão nas escolas e os alunos, em casa. A partir de 1º de março, terá início o retorno presencial dos alunos às escolas.

“As aulas presenciais retornarão em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas, no contexto de pandemia da covid-19, como forma de prevenir e controlar da transmissão do novo coronavírus enquanto perdurar o estado de calamidade em saúde pública. Os protocolos para o retorno foram formulados junto à secretaria de Saúde, buscando sempre a segurança tanto dos nossos alunos quanto dos nossos profissionais”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou o retorno das aulas presenciais no município a partir de março. Das 102 escolas da cidade, 59 irão passar por reformas nesse período. A prefeitura também fará a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) para a prevenção ao coronavírus e a capacitação de professores, durante o mês de fevereiro, também serão realizadas.

O calendário de retorno presencial será assim:

1º de março: retornam às escolas alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano.

15 de março: retornam os alunos do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano.

29 de março: retornam as turmas de 4 e 5 anos nos CMEIs.

A Secretaria Municipal de Educação disse que o revezamento será feito de acordo com as normas da portaria conjunta das secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e de Educação (Sedu), cuja regra é a alternância semanal, em que cada turma é dividida em 50% de estudantes em estudos presenciais e 50% em estudos não presenciais, por meio da plataforma AprendeVix.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Educação, no período de 3 a 19 de fevereiro, as unidades de ensino serão responsáveis por fazer a busca ativa e o atendimento das famílias para assinatura do termo de responsabilidade. O retorno das aulas será facultativo, ou seja, os pais ou responsáveis pela criança é que vão decidir se ela irá ou não frequentar a sala de aula presencialmente.

“Em relação aos estudantes da creche, de 0 a 3 anos, a Seme fará a avaliação constante do retorno dos alunos maiores para analisar como será possível retornar com os pequenos. Nesse período, a secretaria será responsável pelo acompanhamento de uma plataforma unificada, com propostas de atividades, brincadeiras e dicas semanais”, explica a secretária.

Formação dos professores

Os novos professores que estão ingressando na rede municipal de Vitória receberão um treinamento pedagógico em torno da dinâmica do chamado continuum curricular 2020/202, com foco na garantia do direito de aprender das crianças.

A secretaria detalhou que essa formação, que vai de 27 de janeiro a 5 de fevereiro, ocorre em parceria com a organização não governamental ES em Ação, que propicia à Seme a possibilidade de oferecer uma formação de qualidade a esses novos 362 profissionais que estão chegando.

A formação será ofertada em formato online para todos os novos profissionais que estão iniciando suas atividades nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), a saber: pedagogos, professores da educação básica, professores dinamizadores de Arte e Educação Física e coordenadores de turno do ensino fundamental.

Para os professores que já fazem parte da rede, a formação ocorre de 3 a 12 de fevereiro. Pela primeira vez, será centralizada junto à secretaria de Educação e não por unidade escolar, justamente para reforçar a adoção de protocolos únicos de biossegurança, sanar todas as dúvidas e reforçar as medidas de prevenção e proteção à pandemia.

Vistoria e preparo da rede

Todas as 102 unidades de ensino de Vitória serão vistoriadas pela Seme antes do início das aulas, com a previsão de início do cronograma ainda nesta semana.

Esse período de fevereiro até março será usado também para adequações dos espaços físicos aos protocolos de biossegurança, para fazer as instalações e modificações necessárias ao retorno seguro das crianças ao espaço escolar.

Os equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, protetor facial e jalecos, além de álcool em gel e sabonete líquido, estão em processo de aquisição pela Seme.

Calendário volta às aulas

– 27 de janeiro a 5 de fevereiro: formação para os novos profissionais da rede

– 03 a 12 de fevereiro: formação para os profissionais que já fazem parte da rede

– 22 de fevereiro: retorno das aulas em modelo híbrido com professores nas escolas e alunos em casa

– 1º de março: retorno das turmas do ensino fundamental dois, do 6º ao 9º ano.

– 15 de março: retorno das turmas do ensino fundamental um, do 1º ao 5º ano.

– 29 de março: retorno das turmas do ensino infantil para alunos de 4 e 5 anos.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Política

PGR pede para manter condenação contra Arthur Lira

Dia a dia

ES tem queda de 16% no número de casos da covid-19

Dinheiro

Dólar vai a R$ 5,73 após anuncio de mais taxas para bancos

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência