Vitória suspende construção de ciclovia na avenida Rio Branco

Construção de ciclovia na avenida Rio Branco será em duas fases

Primeiro, será licitado o trecho que compreende o bairro Santa Lúcia. Enquanto isso, prefeitura vai rediscutir a ciclovia no trecho da Praia do Canto com moradores e comerciantes

Avenida Rio Branco, em Vitória, está entre os trechos que receberá ciclovia - Foto: Chico Guedes
Avenida Rio Branco, em Vitória, está entre os trechos que receberá ciclovia – Foto: Chico Guedes

A prefeitura de Vitória revogou o processo de licitação de contratação de empresa para instalar uma ciclovia na avenida Rio Branco, em Vitória. O projeto, que previa ampliar as calçadas e instalar a ciclovia, foi questionado por moradores e comerciantes da Praia do Canto e de Santa Lúcia. Entre os problemas estava a extinção de 90 vagas de estacionamento na região.

Na tarde desta terça-feira, a prefeitura divulgou  que decidiu licitar em duas fases a contratação da obra da ciclovia da avenida Rio Branco. Primeiro, será licitado o trecho que compreende o bairro Santa Lúcia. Enquanto isso, a prefeitura vai rediscutir a ciclovia no trecho da Praia do Canto com moradores e comerciantes.

O edital de licitação do trecho de Santa Lúcia deve ser lançado ainda neste mês, e a expectativa é que a obra seja iniciada em novembro, com previsão de conclusão em até 120 dias. Já o trecho da Praia do Canto ainda não tem previsão de início.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos, as sugestões feitas pelos moradores durante a audiência pública do último dia 18 de junho serão analisadas. Essa análise deve durar cerca de 60 dias. Só depois, será aberta nova licitação.

 

DECISÃO

A decisão de voltar atrás no projeto foi publicada ontem pela Administração no Diário Oficial do Município.

RIO BRANCO LICITAÇÃO REVOGADA
Secretaria de Desenvolvimento de Vitória publicou no Diário Ofical a suspensão da licitação da avenida Rio Branco. Foto: Reprodução

Entrave

Em junho, moradores da Praia do Canto entraram com pedido de liminar na Justiça para barrar o projeto de ciclovia proposto pela prefeitura. A Associação de Moradores do bairro chegou, inclusive, a apresentar um projeto alternativo em que propõe a implantação da ciclovia no canteiro central da avenida, sem a necessidade de retirar as árvores e com proteção na lateral.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, Márcio Passos, defendeu a proposta da prefeitura e comentou a sobre a sugestão dos moradores. “O projeto proposto (pela prefeitura) prevê humanização do espaço e proteção para pedestres, ciclistas e árvores. O projeto apresentado pelos moradores tinha pouco espaço para ciclovia e teria que eliminar árvores ou raízes, o que acaba matando as árvores do mesmo jeito. Mas estamos abertos a sugestões e alterações”.

Questionada, a prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Carrefour: ato de várias religiões homenageia João Alberto

País

Tarcísio de Freitas é o 14º ministro diagnosticado com covid-19

Cult

Paulinho da Viola faz sua primeira live neste sábado

Esportes

Tyson x Jones é o pontapé inicial para a liga das lendas nos EUA