Vitória promove controle de caramujos na orla de Camburi - ES360

Vitória promove controle de caramujos na orla de Camburi

A prefeitura trabalha para controlar o aparecimento de caramujos na praia de Camburi

Prefeitura realiza controle de caramujos em Vitória. Foto: Chico Guedes
Prefeitura realiza controle de caramujos em Vitória. Foto: Chico Guedes

Após as fortes chuvas e calor dos últimos dias, é comum que os caramujos africanos apareçam no meio ambiente. Na orla de Camburi, em Vitória, os caramujos apareceram em grande quantidade e por isso agentes da Semus (Secretaria Municipal de Saúde) fizeram, nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), a catação manual de caramujos africanos. No local, também foi aplicado moluscicida, a fim de controlar os moluscos no local.

Os moluscos são resistentes ao frio e à seca e saem para se alimentar e reproduzir à noite, durante ou logo após o período chuvoso. Os caramujos africanos colocam até 500 ovos por ano e têm uma vida média de 5 anos. “Entre as contribuições para a proliferação dos caramujos, estão a ausência de predadores naturais e a alta taxa reprodutiva que eles possuem”, explicou o diretor do CVSA (Centro de Vigilância em Saúde Ambiental), Rogério Almeida.

A população pode entrar em contato com a Prefeitura de Vitória por meio do 156 Online, para solicitar atendimento do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental que orienta à população, realiza a catação manual em áreas públicas infestadas e, em último caso, aplica produtos químicos para controlar grandes quantidades de caramujos.

Mais notícias
Dia a dia

Brasil passa Itália e é o 3º país com mais mortes pela covid

Dia a dia

ES registra 39 mortes por coronavírus em 24h

Dia a dia

Espírito Santo tem oitavo pior índice de isolamento do país

Dia a dia

Cinco hospitais do ES não têm mais vagas em UTI para covid