Vitória e Serra têm todas as atividades do comércio liberadas - ES360

Vitória e Serra têm todas as atividades do comércio liberadas

Com a entrada em risco baixo para covid-19, comércio, shoppings, restaurantes e bares podem funcionar em horário normal, mas com restrições de distanciamento

Vitória e Serra entram em risco leve de covid-19. Foto: Governo do ES

A partir da próxima segunda-feira (07), bares, restaurantes, shoppings e o comércio vão poder voltar a funcionar em horário normal em Vitória e na Serra. Os municípios entraram em risco verde da covid-19 no novo mapa de risco apresentado pelo governador Renato Casagrande na tarde desta sexta-feira (04). A liberação ocorre mais de cinco meses depois do início das restrições. O funcionamento do  comércio, bares e restaurantes teve funcionamento alterado e até interrompido no dia 20 de março devido à pandemia da covid-19.

Em risco verde, os restaurantes e bares podem funcionar à noite todos os dias da semana e o comércio em horário normal, mas mantendo as medidas de segurança como distanciamento social e também o uso de máscaras. Os shoppings, galerias e centros comerciais têm que funcionar com metade da ocupação. Atividades esportivas aeróbicas coletivas em locais abertos também ficam liberadas. As medidas valem de segunda (07) até o próximo domingo (13). No total, são 28 municípios em risco baixo, na semana passada eram 25.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, Vitória e Serra melhoraram a situação nos fatores analisados para compor o mapa de risco. Vitória apresentou 251 casos ativos nos últimos 28 dias e a serra 344 casos ativos. “Isso deixa os municípios em situação de nível leve em casos ativos”, afirma.
Com relação ao outro indicador, de testagem por 1 mil habitantes, Vitória tem 104 e a Serra 78 testes/1 mil habitantes.

Já em relação à média móvel dos últimos 14 dias, Vitória teve média móvel de 0,79 que significa 11 óbitos no últimos 14 dias. E a Serra está com 1,14 de média móvel, o que significa que ocorreram 16 óbitos nos últimos 14 dias. “O número de óbitos deixa os municípios em nível de ameaça moderado e o somatório dos coeficientes leva os municípios a uma situação de risco leve”, explicou Cerqueira.

No total, Vitória tem 15.015 casos e 409 mortes pela covid. A média móvel dos últimos 14 dias teve uma queda de 52%, passando de 67 casos para 32. Em relação aos óbitos, a redução foi também de 52%, passando de 1,64 para 0,79 óbitos por dia.

Já a Serra tem 13.928 casos, 473 óbitos e também apresentou redução da média móvel de 57% nos últimos 14 dias, passando de 54 casos para 23. Já os óbitos caíram 48%, passando de 2,21 para 1,14.

O governador Renato Casagrande pediu para que mesmo com o risco leve, se mantenha o distanciamento social. “Risco baixo não é ausência de risco. Estamos perdendo em média 13 pessoas por dia. Estamos conseguindo avançar, mas se não tivermos cuidado vamos retroceder. Então nós estamos pedindo muita disciplina e cuidado, mantendo distanciamento”, afirmou o governador.

Vila Velha e Cariacica continuam em risco moderado, junto a outros 48 municípios. Em risco alto, com mais restrições, permanecem duas cidade, São Mateus e Ibatiba.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Ibatiba e São Mateus.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

RISCO BAIXO: Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Mundo

Papa aprova união civil entre pessoas do mesmo sexo: ‘Eles são filhos de Deus’

Dia a dia

Morre voluntário brasileiro de testes de Oxford; empresa não diz se ele tomou vacina ou placebo

País

Em sabatina, Kassio evita prisão em 2ª instância e inquérito das fake news

Dia a dia

Instituto emite alerta de chuva forte para 54 municípios do Espírito Santo