Visitas presenciais são retomadas em presídios do ES a partir desta segunda - ES360

Visitas presenciais são retomadas em presídios do ES a partir desta segunda

As visitas terão duração de 1 hora, com apenas um familiar adulto e ocorrerão no pátio, obedecendo as normas de saúde e distanciamento

A partir desta segunda-feira (21), a Sejus (Secretaria da Justiça) retomará as visitas sociais presenciais nas unidades de regime fechado e semiaberto do Espírito Santo. Desde o dia 10 de agosto as visitas ocorrem no parlatório, onde interno e visitante não têm contato físico. A nova medida foi analisada considerando o Mapa de Risco da Covid-19 no Estado, que aponta queda no número de contágio.

As visitas terão uma hora de duração, com apenas um familiar adulto e ocorrerão no pátio, local aberto e arejado, obedecendo as normas de saúde pública e distanciamento. O número de visitantes por período de visita ficará limitado a 100 pessoas, sendo 50 visitantes e 50 internos, a fim de evitar aglomeração. Crianças e adolescentes menores de 18 anos não terão acesso ao presídio nesse momento.

Para o retorno das visitas sociais nas unidades de regime fechado e semiaberto, medidas de segurança que visam à prevenção e o controle da doença no sistema prisional serão mantidas. Nos Centros de Detenção Provisória as visitas permanecem sendo realizadas no parlatório, como de costume, sendo autorizadas uma vez ao mês.

O visitante só terá acesso à unidade prisional após passar por barreira sanitária, que inclui o preenchimento de questionário de saúde, aferição da temperatura, higienização das mãos e uso de máscaras de proteção. Caso o visitante esteja com sintomas gripais (tosse, espirros, coriza, febre, dor no corpo, dor de cabeça e dor de garganta), a visita será reagendada, respeitando 14 dias, no mínimo, e o visitante será orientado a procurar atendimento médico adequado na rede de saúde pública ou particular.

O agendamento das visitas sociais será realizado pelo Serviço Social das unidades.

Desde o início da pandemia no Estado, diversas medidas foram tomadas para prevenção da Covid-19 no sistema prisional. Protocolos de biossegurança foram adotados, além da suspensão temporária das visitas, do trabalho externo de presos e atividades religiosas.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Saneamento de Cariacica é leiloado com meta de esgoto 100% tratado em 10 anos

País

Governo federal vai comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa

Dia a dia

Espírito Santo tem 12 mortes pelo coronavírus e 818 casos em 24 horas

Política

‘Por trás desse broche existe um ser humano’, diz senador do dinheiro na cueca