Vila Velha terá mais 20km de ciclovia; obras começam em 2020 - ES360

Vila Velha terá mais 20 km de ciclovia

Novas pistas vão ligar as já existentes a bairros como Novo México e Santa Inês. Projeto é parte do Plano de Mobilidade da cidade

Plano também prevê expansão do Bike VV. Foto: Chico Guedes
Plano também prevê expansão do Bike VV. Foto: Chico Guedes

A prefeitura de Vila Velha apresentou seu Plano de Mobilidade e Acessibilidade, que propõe 146 ações para melhorar a circulação viária. Entre as prioridades da prefeitura está o investimento no incentivo a transportes não motorizados, como as bicicletas.

Ainda neste ano, a cidade inicia obras que vão garantir mais 20 km de ciclovias no município. Os recursos chegam a US$ 34 milhões e preveem, ainda, pavimentação e drenagem de 30km de vias. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour, as novas ciclovias devem ligar as já existentes às vias principais para dentro dos bairros.

“Vila Velha é uma cidade plana e muito aprazível para locomoção em bicicleta. Já é um modal muito utilizado e por isso está entre as principais metas do plano”, destaca.

As novas ciclovias previstas vão ficar em ruas de bairros como Novo México, Santa Inês, Araças, Brisamar, Cobilândia, Coqueiral de Itaparica, Grande Terra Vermelha, Glória, Vale Encantado, entre outros.

O PlanMob prevê ainda a expansão do Bike VV e visa também a integração com o Sistema Transcol. Outra prioridade é reduzir os impactos de transportes de cargas no município.

No caso do transporte individual, a prefeitura pretende aumentar os estacionamentos nos principais centros urbanos e melhorar o desempenho do tráfego, otimizando os semáforos e possíveis mudanças de circulação em pontos críticos.

O documento demorou quatro anos para ser elaborado e atende a uma lei federal que determina que as prefeituras tenham um plano de mobilidade. Os desafios foram apontados a partir de 18 tipos de pesquisa.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Apenas 3 municípios do ES aderiram à compra direta de vacinas

Dinheiro

Senado aprova em 2º turno PEC que retoma auxílio; saiba o que falta para o pagamento

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência

Dia a dia

Covid: imunidade comprometida e infecção longa podem ser explicação para mutações