Vila Velha: patinete poderá circular nas ruas - ES360

Vila Velha: patinete poderá circular nas ruas

Velocidade máxima do equipamento na cidade será de 20 km/h, com uso de capacete. Nas calçadas, patinetes serão proibidos

Patinete elétrico de Vitória
Em Vitória, consulta pública sobre o uso de patinetes foi encerrada na última quarta-feira. Chico Guedes

Ao contrário de algumas cidades, que só permitem o uso dos patinetes elétricos nas ciclovias, ciclofaixas e nas calçadas, Vila Velha quer liberar a circulação dos equipamentos em ruas onde o limite de velocidade é de 40km/h e proibir nas calçadas. O capacete, que é alvo de discussões, está sendo considerado de uso essencial. Essas e outras regras estão sendo propostas pela prefeitura para a regulamentação do uso de patinetes e bicicletas elétricas.

Segundo o secretário de Administração Rafael Gumiero, a intenção da prefeitura é fazer a regulamentação antes de autorizar o serviço de aluguel de patinetes e bicicletas elétricos na cidade.

“Queremos antecipar a discussão sobre as regras. Percebemos que as cidades implantaram primeiro o modal e depois regulamentaram, mas tiveram muitos transtornos. Queremos antecipar discussão e também ouvir a população sobre o assunto”, explica Gumiero.

Na regulamentação proposta pela prefeitura, o limite de velocidade dos equipamentos será único, de 20km/h. As empresas interessadas também precisarão ter seguro para os usuários e terceiros em caso de acidentes. Em relação à idade, a proposta é que os usuários sejam maiores de 16 anos.

Sobre a proibição da circulação em calçadas, o secretário diz que a decisão é para evitar transtornos, porque o patinete acaba concorrendo com o pedestre. “Onde se permite o uso na calçada, a velocidade é de 6km/h, mas nenhuma das empresas tem tecnologia para garantir que as pessoas respeitem os limites de velocidade em diferentes ambientes, então decidimos estabelecer uma única, de 20km/h. Sobre o uso nas ruas de baixa velocidade, os equipamentos precisarão andar na mão da via e do lado direito”, detalha o secretário.

Até o dia 16 de julho, os moradores de Vila Velha poderão opinar sobre as regras propostas pela prefeitura em uma consulta pública, que está disponível no site do município.
Só depois desse prazo é que sairá a regulamentação final do uso de patinetes e bicicletas elétricos.

Autorização

Inicialmente, a prefeitura pretendia que os veículos cicloelétricos fossem oferecidos com a expansão do serviço de compartilhamento de bicicletas da cidade, o Bike VV. A cobrança do uso do equipamento seria de até R$ 4,50 a hora.

Mas, segundo o secretário de Administração, assim que as regras forem estabelecidas, a prefeitura poderá autorizar o funcionamento do serviço de aluguel de patinetes, caso a empresa respeite todas as regras da prefeitura.

Lançada no início do ano, a licitação para expansão do Bike VV — que incluía patinetes e bicicletas elétricos — não teve interessados e será republicada, mas ainda não tem prazo, segundo a prefeitura.

Regras em Vitória

A prefeitura de Vitória encerrou sua consulta pública sobre o uso de patinetes na noite de quarta-feira. O município informou que nos próximos dias vai avaliar a implementação das sugestões recebidas.

Regras em discussão na Assembleia

As regras para segurança de usuários de patinetes também estão em discussão na Assembleia Legislativa. A proposta do deputado Marcelo Santos prevê uso obrigatório de capacetes e utilização desses equipamentos apenas em calçadas ou ciclovias. Depois de reunião realizada ontem com representantes dos municípios da Grande Vitória, o deputado disse que vai fazer alterações no texto, como retirar a obrigatoriedade do capacete e permitir a circulação em vias de até 40km/h, por exemplo.

Apesar de não ser competência da Assembleia, o deputado disse que o intuito é ter uma regra “guarda-chuva” que possa alcançar os municípios da Grande Vitória.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Política

Governadores se articulam para comprar vacinas em conjunto

Dinheiro

Preço de matérias-primas sobe e traz oportunidades ao Brasil

Dinheiro

Entrega da declaração do IR começa nesta segunda

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência