Vila Velha e Serra entram para risco moderado de covid-19 - ES360

Vila Velha e Serra entram para risco moderado de covid-19

Com a atualização desta sexta-feira, todos os municípios da Grande Vitória passam a ter restrição de atividades a partir de segunda. No total são 35 em risco moderado e 43 em risco leve

Mapa de Risco

Vila Velha e Serra passam a ser cidades consideradas com risco moderado de covid-19 a partir da próxima segunda-feira. Com a mudança na classificação, agora todos os municípios da Grande Vitória passam a ter restrição de atividades, já que Vitória, Cariacica e Viana entraram no alerta amarelo no mapa na última segunda-feira (23).  Com isso, a principal mudança nas atividades é o fechamento às 22 horas de bares e restaurantes  de segunda a sábado e às 16h aos domingos. Os eventos, ficam restritos ao limite de 300 pessoas, respeitando os protocolos já estabelecidos pelo governo do Estado.

Agora, são no total 35 cidades do Espírito Santo em amarelo no mapa e outras 43 em verde, risco leve. Há cerca de um mês, o estado ficou por duas semanas apenas com uma cidade em risco moderado, Ecoporanga, mas o aumento do número de casos de coronavírus e de internações hospitalares provocou a mudança na classificação dos municípios. Segundo o governador Renato Casagrande, a média móvel de 14 dias óbitos quase dobrou nas últimas semanas, passando dos cerca de 8 para 15 mortes diárias pela doença.

“Estamos tendo um aumento de casos de covid. Quando você passa a ter mais pessoas infectadas, uma parte dessas pessoas precisa procurar atendimento hospitalar e também tem crescido o número de óbitos. O que estamos assistindo é que dobramos nas últimas semanas a média móvel de óbitos. Isso mostra como estamos tendo uma segunda fase da doença. O mapa estava praticamente todo verde, há 15 dias amarelou um pouco e está mais amarelo agora. Isso mostra que a pandemia está numa fase crescente maior pessoas contagiadas e mortes ocorrendo”, destacou.

Já a taxa de transmissão no Espírito Santo está em 1,16, sendo 1,3 no interior e 1 na Grande Vitória. Casagrande ressaltou que quando transmissão está acima de 1 cresce o número de pessoas contagiadas. Com isso pediu cuidado da população para não o estado não voltar a ter cidades em risco vermelho e a restrição de atividade aumentar.

“Peço ajuda dos municípios para isolar os casos com sintomas até o resultado do testes e que a população pratique o distanciamento, o uso de máscara, higiente e não aglomeração, principalmente agora que vamos enfrentar um verão”, ressaltou.

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Bolsonaro diz ser favorável a compra de vacinas por empresas com repasse ao SUS

Dia a dia

Vacinas começam a ser distribuídas para os municípios do ES

País

Pandemia faz Brasil registrar alta recorde de mortes

Dia a dia

Maranata cria atendimento médico online para fieis com suspeita de Covid-19