Vila Velha: 13 novos quiosques serão entregues até o verão - ES360

Vila Velha: 13 novos quiosques serão entregues até o verão

A revitalização da orla iria contar com 20 novos módulos. Mas um deles foi suprimido após um pedido da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe

Perspectiva dos novos quiosques das praias de Itaparica e Itapuã, em Vila Velha. Foto: Dovilgação/PMVV
Perspectiva dos novos quiosques das praias de Itaparica e Itapuã, em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

Até o final do verão, Vila Velha vai contar com 13 novos quiosques na orla de Itapoã e Itaparica. Parte das unidades será entregue até o final deste mês e as demais até fevereiro, segundo a Associação dos Proprietário de Quiosques do município. No total, a revitalização da orla de Itaparica iria contar com 20 novos quiosques, em substituição dos 40 que foram demolidos e a licitação foi feita em duas etapas. Mas um deles foi suprimido após um pedido da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, pois o quiosque seria construído em frente às obras da futura igreja da comunidade.

Assim, na segunda licitação, será concedida a licença para a construção de seis módulos para os quiosqueiros, com a eliminação do localizado em frente à igreja.  A execução das obras dos novos quiosques são de responsabilidade de cada concessionário e estão sendo fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de VIla Velha.

Segundo explicou a prefeitura, após o pedido da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe. Em atenção a esse questionamento e um debate diplomático juntamente com a Associação dos Quiosqueiros e com os moradores, foi suprimido um dos quiosques do projeto. Não impactando, assim, no espaçamento entre as unidades definido pelos órgãos federais. De acordo com a administração, os 13 primeiros quiosques já estão em avançado estágio de construção. Já para os outros seis, a licitação está em curso com previsão para ser aberta no mês de janeiro.

Paulo Roberto Neves, presidente da Associação, explica que pelo cronograma, esperava-se que os imóveis fossem lançados em agosto. Mas por conta da pandemia do novo coronavírus, os prazos foram estendidos para outubro e agora abril de 2021, afirma a prefeitura de Vila Velha.

De acordo com estimativa da Associação, até o Natal serão inaugurados entre dois e quatro estabelecimentos. “Nossa previsão é entregar os outros seis módulos até o Réveillon e os dois restantes até meados de fevereiro”, explica Paulo Roberto Neves.

Nova licitação

Segundo o presidente da Associação dos Proprietários de Quiosques de Vila Velha, já está em curso a segunda fase das licitações que concederá a licença de seis novos módulos. “Acreditamos que resultado seja divulgado em janeiro”, disse Paulo Roberto.

Na primeira fase, o município considerou o tempo de experiência dos interessados na área, assim como o tempo de experiência com a atividade na orla de Itaparica e Itapuã, além de cursos de capacitação e boas práticas na manipulação de alimentos e atendimento ao turista.

Estrutura

Além de uma estrutura com 130 metros quadrados e espaço para um conjunto de 11 mesas com cadeira em uma área coberta, os novos quiosques também terão banheiros femininos e masculinos, e outro para pessoas com necessidades especiais, além de cozinha e depósito.

Os quiosques seguem o mesmo padrão de arquitetura. Os novos empreendimentos construídos atendem as diretrizes definidas junto ao Ministério Público Federal (MPF), Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Justiça Federal.


Comentários:

  • Péssimo planejamento, obras super atrasadas, diminuição da quantidade de quiosques, o que irá gerar maior aglomeração (a ordem é não aglomerar kkkkk), enfim…tudo errado. Nem duchas na orla estou vendo mais, mas espero que sejam reconstruidas, se não os turistas vão migrar para outras praias e cidades da região.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

USP desenvolve teste que reduz custo para detectar anticorpos da covid-19

Mundo

Twitter suspende conta do líder supremo do Irã após suposta ameaça a Trump

País

Grupos convocam carreatas pró-impeachment de Bolsonaro nas capitais para o sábado

País

Juíza vê ‘indícios de desvio’ de vacinas no Amazonas e exige listas de imunizados