VÍDEO: Governo do ES lança conjunto de investimentos na área de inovação

Também foi anunciada a relação de editais de fomento à Pesquisa e Inovação para este ano

Publicado em · Atualizado há 1 semana

Após os cortes de bolsas de pesquisa feitos pelo governo federal, o estado anunciou nesta terça-feira (10) investimentos de R$ 79 milhões para editais de pesquisa e inovação nos próximos anos. A intenção é fomentar no Espírito Santo o desenvolvimento científico e tecnológico.

Os editais serão lançados pela Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo) para áreas de inovação, empreendedorismo, além de bolsas de mestrado, doutorado e formação científica.

“O montante de investimento anunciado demonstra a importância que o governo do estado tem dado para a pesquisa e a inovação no Espírito Santo, além de revelar a atuação estratégica da Fapes para garantir o desenvolvimento da atividade científica do estado, investindo na geração de conhecimento e na busca por novas tecnologias”, diz o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

Durante o anúncio, o governador Renato Casagrande lamentou a diminuição dos recursos nacionais. “Enquanto o governo federal retira dinheiro de pesquisa, a gente aporta. Isso é um diferencial do nosso estado. Queremos que o Espírito Santo todo tenha um ambiente de inovação.”