Vidas Digitais: a comunicação via emojis e stickers - ES360

Vidas Digitais: a comunicação via emojis e stickers

Quem nunca respondeu com um dedinho ou uma carinha feliz a uma mensagem no smartphone?

A comunicação não-verbal é uma característica marcante da era digital. Nos comunicamos com menos textos, mais imagens, infográficos, design thinking, gifs, emojis e stickers. Curtos, objetivos, engraçados e originais, muitas vezes.

Na comunicação moderna, os emojis e stickers vieram para substituir as gírias e acrônimos. Usamos menos para, muitas vezes, nos comunicarmos mais, dizem alguns especialistas no assunto.

A comunicação não-verbal tem a enorme vantagem de ser global, de dispensar tradutor e de expressar emoções. O ser humano compreende expressões de emoções mais do que mil palavras, muitas vezes.

A comunicação não-verbal no WhatsApp e outros aplicativos de mensagens tem um lado encantador e bem humorado. Stickers que fazem você rolar de rir, emojis que traduzem com precisão e ironia muitas vezes o que queremos dizer. Há um lado brilhante e bem humorado nessas imagens que nem 10 palavras conseguiriam expressar.

Mas será que essa comunicação é realmente mais eficaz que as palavras? Já vi confusão e má interpretação de imagens diversas. Já vi briga por imagem debochada e ressentimento por falta de palavras.

Eu, por exemplo, nunca recebo bem o dedinho do “ok” com o polegar pra cima. Prefiro que meu interlocutor escreva qualquer coisa, até mesmo o OK. Tenho sempre a sensação de que esse polegar quer dispensar a minha conversa.

Paranoia? Esquisitice minha? Sei que você deve estar rindo daí. Mas você deve ter a sua cisma digital também, rs.

A verdade é que tudo que não tem entonação, seja verbal ou não verbal, dá margem à interpretação equivocada e confusão. Concordam ou não?

Um 💋 da Bia Willcox

Como dizem os americanos, visto diferentes chapéus. Sou multitarefas e não saberia ser de outra forma. Sou advogada, professora, escritora... Um dos assuntos que mais me intriga e me faz refletir é o das nossas vidas online, a realidade digital em que vivemos hoje. Adoro conversar sobre o assunto, trocar ideias e escutar. Portanto, esse espaço não é meu. É nosso, pois falar sozinha não tem a menor graça! Entre, fique, concorde, discorde. Essa é a mágica do diálogo que vai nos ajudar a enfrentar com mais sabedoria e humor questões do nosso dia a dia nesse mundo dos celulares e computadores que já fazem parte do mundo real.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas