Vermes aquáticos surgem na Praia de Camburi, em Vitória - ES360

Vermes aquáticos surgem na Praia de Camburi, em Vitória

A prefeitura explica que os seres são espécies de anelídeos marinhos inofensivos aos seres humanos e garante que o é fenômeno temporário

Frequentadores da Praia de Camburi, em Vitória, foram surpreendidos nesta semana com o aparecimento de vermes aquáticos sobre a faixa de areia banhada pelo mar. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um banhista mostra centenas desses vermes ainda vivos, se movendo pela areia.

“Todo dia tenho passado por aqui e olha a nojeira que se encontra essa praia. Vermes, minhocas. Na praia toda, em Jardim Camburi. Na beira da água também, ficam flutuando”, disse o banhista.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, este é fenômeno temporário. Em nota, o órgão explica que os vermes são na verdade poliquetas, espécies de anelídeos marinhos inofensivos aos seres humanos.

Confira na íntegra o posicionamento da prefeitura

“O aparecimento de poliquetas na praia em Jardim Camburi, que são inofensivas, pode estar relacionado à grande agitação do mar nos últimos dias acompanhados de dias com maré muito baixa, que promoveram sua exposição. Os poliquetas são espécies de anelídeos marinhos. São seres Bentônicos que vivem nesse caso no fundo arenoso. Eles são base da cadeia alimentar para diversas espécies de peixes, a exemplo das arraias frequentemente avistadas forrageando o fundo naquela área. Não se sabe ao certo o porque da grande quantidade encontrada, mas podem ser causadas pelo sucesso reprodutivo e colonização da espécie em um certo momento, influenciado por questões antropicas ou naturais. É um fenômeno temporario!”, destaca o Secretaria de Meio Ambiente de Vitória.


Comentários:

  • Boa noite só gostaria de saber se isso já aconteceu anteriormente nas praias da grande vitória ES, pois já moro em vitória a vinte anos e não me lembro que isso aconteceu.

  • Se tivessem andorinhas ainda elas comiam esses vermes mas destruíram os locais de modificação delas…

  • Sou Elaine Rocha, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

“Impossível voltar com as aulas presenciais em agosto”, afirma sindicato 

País

Governo amplia prazo de redução de jornada e suspensão de contratos de trabalho

Política

Gilmar diz que não atingiu a honra do Exército, mas ‘refuta’ militares na Saúde

Esportes

Flamengo x Fluminense: onde assistir, escalação e horário