Veja quais setores estão atendendo nas prefeituras da Grande Vitória - ES360

Veja quais setores estão atendendo nas prefeituras da Grande Vitória

Vitória e Vila Velha continuam com atendimento remoto na pandemia; Cariacica e Serra retomaram várias atividades de forma presencial

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Teletrabalho, home office Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Grande Vitória apresenta queda no número de novos casos e mortes em decorrência da covid-19 e os municípios estão em baixo risco de contaminação da doença, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19. Mesmo diante da liberação das atividades, Vitória e Vila Velha prorrogaram o atendimento remoto e on-line nas repartições públicas. Já Cariacica e Serra tiveram as atividades presenciais retomadas de forma gradual. Veja como está o funcionamento do serviço público das prefeituras da Grande Vitória:

Vitória

A Prefeitura de Vitória prorrogou o prazo de atendimento remoto e on-line nas repartições públicas municipais até o próximo dia 30 de setembro. O decreto, de número 18.168, foi publicado nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Município, e tem como objetivo a manutenção das medidas de prevenção do contágio da covid-19.

O atendimento presencial continuará sendo feito pelas áreas de Saúde e as demais atividades essenciais, como Guarda Municipal, coleta de lixo, fiscalização, dentre outras.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha informou que prorrogou, até o dia 30 de setembro, a suspensão do atendimento ao público externo na sede do Poder Executivo, em Coqueiral de Itaparica, e demais secretarias. A decisão decorre do estado de Calamidade Pública já decretado pelo município. As determinações do decreto não se aplicam à Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e serviços essenciais de assistência à população.

Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial poderão agendar acessando a Central de Informações, onde estarão consolidados todos os serviços disponibilizados pelas Secretarias do Município de Vila Velha no período da pandemia do novo coronavírus. Foram criados atendimentos online, por telefone e até whatsapp para sanar dúvidas dos munícipes. O Procon de Vila Velha, ppr exemplo, prossegue atendendo remotamente via Whatsapp: (27) 98823-7864.

Inclusive, a Prefeitura lançou o novo sistema de processo eletrônico implantado pelo Executivo municipal, o SPEDVV, que permite protocolar solicitações de uma série de serviços sem sair de casa. A tecnologia engloba serviços, como: Transferência de Nome de Cadastro Imobiliário; Autorização para Eventos; pedido de reparos na Iluminação Pública; pedido de Poda de Árvores, Instalação e Manutenção de Sinalização e Lombada; Tapa Buraco; Recurso à multa de infração de trânsito; Pedido de Isenção de IPTU; entre outros.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica disse que as atividades presenciais foram retomadas no último dia 10 de agosto, de forma gradual e obedecendo a todos os protocolos de segurança. Retornaram ao trabalho 50% dos servidores de cada secretaria, sendo que os servidores do grupo de risco permanecem em teletrabalho. Estão sendo ofertados atendimentos à população em todas as áreas, mediante agendamento prévio pela internet no portal Serviços Online.

Também no mês de agosto foram retomados os atendimentos presenciais nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com exceção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) consultas eletivas e de especialidades continuam suspensas, desde a publicação da portaria 19/2020, publicada no Diário Oficial do município em 20 de março. A previsão é que os atendimentos voltem a ocorrer no mês de outubro.

O funcionamento das unidades básicas de saúde vem ocorrendo na modalidade de atendimento chamada de demanda espontânea de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, conforme a condição de saúde dos usuários, priorizando os atendimentos para: casos sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou em tratamento de Arboviroses (dengue, zika ou chikungunya) e outros casos vulneráveis, conforme avaliação da equipe local.

Também de acordo com a portaria 019/2020, estão mantidos atendimentos essenciais para pacientes com quadro respiratório agudo; hipertensos descompensados; portadores de diabetes descompensados; portadores de HIV/AIDS; portadores de doenças autoimunes; tratamento de sífilis.

Outros atendimentos mantidos são para os pacientes em tratamento de tuberculose; hanseníase; criança com quadro infeccioso ou situação de risco; Teste do Pezinho; testagem de IST em gestante; curativos de acordo com a avaliação da equipe técnica local; preventivo com queixas ginecológicas; vacinação; laboratórios de análises clinicas; atendimento domiciliar para emissão de laudo para fórmula (dieta).

As consultas de urgência para clínico, ginecologista e pediatria estão acontecendo por demanda espontânea. Os atendimentos como pré-natal de baixo e alto risco, consulta para troca de receita, puericultura, programas voltados para diabéticos e hipertensos são feitos por meio de agendamento. O agendamento é feito por telefone ou presencial, nas unidades de saúde. É preciso apresentar cartão do SUS e identidade.

Já a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) informa que, as atividades começaram a ser retomadas na Estação Cidadania Esporte-Cariacia (ECEC), de forma gradativa, nesta segunda-feira (21). As atividades estão sendo feitas ao ar livre e estão sendo seguidas uma série de recomendações, são elas: o uso de máscara de proteção facial, verificação da temperatura corporal (que deve estar abaixo de 37°C), uso do álcool em gel e liquido 70%, cuidados pessoas: unhas cortadas e cabelos presos, distanciamento de dois metros e levar garrafa com água potável de uso individual.

Serra

Procon
Os atendimentos estão sendo feitos por telefone e e-mail para Orientação, informações, registro de reclamação e recebimento de denúncias. Os contatos são os emails [email protected] / [email protected], e os telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298

Sine
O Sine da Serra está funcionando de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, com atendimento presencial. Para se candidatar às vagas e receber a carta de encaminhamento para a entrevista de emprego, os interessados devem comparecer ao Sine, localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, levando documento de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Devido à pandemia do coronavírus, é muito importante que os trabalhadores, ao buscarem atendimento, usem a máscara de proteção e mantenham o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro das outras pessoas. O Sine da Serra está seguindo as orientações das autoridades em saúde e também elaborou procedimentos seguros para o atendimento, como a marcação dos assentos, medição de temperatura e a disponibilização de álcool em gel para colaboradores e para o público.

Antes de se deslocar até o Sine, o trabalhador pode conferir as oportunidades pelo portal Serra + Emprego que publica diariamente, após às 17 horas, os cargos que estarão disponíveis no dia seguinte. Acessando a página, o trabalhador fica sabendo de todas as vagas e seus requisitos, para saber se seu perfil se encaixa em alguma delas.

Procuradoria Geral do Município
Os atendimentos na Procuradoria Fiscal estão sendo realizados presencialmente, das 10h às 17h, na sede da Prefeitura da Serra, localizada em Serra-Sede, e não necessitam de agendamento prévio. Contato: (27) 3291-2067

Setor de Protocolo
O setor de Protocolo da Prefeitura da Serra continua realizando atendimento presencial ao público, porém, com muito mais rigor e cuidados para evitar a disseminação da covid-19 e para preservar a saúde dos servidores e das pessoas que precisam protocolar pedidos.

O horário de atendimento é das 8 às 18 horas, na sede da prefeitura, em Serra-Sede. Não é preciso fazer agendamento. A unidade do protocolo do Pró-Cidadão não está aberta.

O atendimento está sendo realizado a partir de algumas medidas adotadas, seguindo as orientações de prevenção: é limitada a entrada na sala, para evitar aglomeração no local; há medição de temperatura; todos devem usar máscaras e há álcool em gel no local para higienização das mãos.

Secretaria da Fazenda
A prioridade continua sendo o atendimento não presencial, por e-mail e telefone. Os atendimentos presenciais voltaram a ser realizados, porém com limite de pessoas nos ambientes da secretaria, para que não haja aglomeração.

Regional Fiscal

– Telefone: (27) 3291-2101

– WhatsApp: (27) 99525-6488

– E-mail: [email protected]

Dúvidas sobre: IPTU, ITBI, nota fiscal, certidões de débito, parcelamentos de dívida ativa, consulta de inscrição municipal, pesquisa de débitos, informações fiscais.

Departamento de Cadastro Técnico Municipal (DCTM)

– Telefone: (27) 3291-2128

– WhatsApp: (27) 99945-3043

– Link: http://iptu.serra.es.gov.br (segunda via do carnê, consulta de débitos etc.)

Dúvidas sobre: IPTU e assuntos relacionados a imóveis, averbação, valor venal, alíquotas, e revisão e isenção do imposto.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano
O atendimento está sendo feito preferencialmente por e-mail e telefone. O morador que precisar de atendimento presencial deve realizar o agendamento no portal.

Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur)
O atendimento na secretaria está funcionando tanto presencialmente quanto por e-mail ou telefone. Já os monumentos turísticos como museus, igrejas e bibliotecas municipais serão reabertos para visitação a partir desta quarta-feira (23). Serão adotados protocolos de segurança como uso obrigatório de máscara, limite de pessoas e disponibilização de álcool nos espaços.

Secretaria de Defesa Social
Serviços como recursos de multa e solicitação de interdição de vias estão sendo feitos por meio do Protocolo. Para obtenção do cartão para estacionamento especial é preciso ir ao Departamento de Operações de Trânsito, que está funcionando de forma presencial com os devidos cuidados sanitários.

Secretaria de Meio Ambiente
O atendimento presencial na Secretaria de Meio Ambiente (Semma), quando necessário, está sendo feito apenas mediante agendamento por telefone e e-mail de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Departamento de Controle Ambiental: 3291-2398.

e-mail: [email protected]

Departamento de Recursos Naturais: 3291-2403

e-mail: [email protected]

Chefia de Gabinete: e-mail [email protected] ou telefone (27) 3291-2396.

Licenciamento ambiental, certidão municipal de débitos ambientais/CMDA ou

declaração de tramitação: e-mail [email protected]

Corte e poda de árvores: e-mail [email protected]

Instituto de Previdência dos Servidores (IPS)
O atendimento pode ser remoto ou presencialmente. No segundo caso, deverá ser agendado previamente.

O contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected] e pelos telefones: 3089-4800 / 3089-4818.

O atendimento é das 8 às 17 horas.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico
O Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe) na Serra está realizando atendimento presencial.

Horário de atendimento: 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Endereço: Av. Talma Rodrigues Ribeiro Pró-cidadão, Portal de Jacaraípe, Serra

* É obrigatório o uso de máscara no local

Lembrando que através do portal: é possível realizar o seu cadastro e se tornar MEI, sem sair de casa. Para conseguir a nota eletrônica também basta enviar um e-mail para [email protected], com nome e CNPJ.

Caso tenha alguma dúvida também estão disponíveis os telefones:

– Nosso Crédito: 3252-7414 / 99642-1800

– MEI: 3252-7237 / 3252-2981

– Informações gerais: (27) 99705-5094 (apenas ligação)
Secretaria de Educação
O setor de vagas está realizando, quando necessário, agendamento para atendimento presencial. E-mail: estatí[email protected] / telefone: 3291-5955.

Nos demais setores, o atendimento é remoto. O contato pode ser feito pelos telefones: 3251-6185/7135, das das 8 às 17 horas.

Ouvidoria
O atendimento está sendo feito de forma remota. O recebimento de denúncias acontece por telefone e pelo portal. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 0800 283 9780, (27) 3291-2011 e 162. Para tirar dúvidas e pedir orientações, o morador pode ligar para (27) 99624-0223. Após esse horário, também é possível acessar o serviço por meio do site. No canto direito da tela há cinco opções de clique: a cor laranja é para aqueles que desejam fazer reclamações; a cor vermelha é para denúncia; a verde é para elogios; a roxa é para sugestões e a azul, para solicitações de providências.

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres
Já retomou ao atendimento presencial ao cidadão, em 100%.

A fim de evitar aglomeração e longas filas de esperas e garantir atendimento com segurança, dentro das normas do decreto municipal, estamos agendando horários mais espaçados.

Pedimos que as assistidas venham sem acompanhante e realizamos a desinfecção das áreas comum e de atendimento com álcool 70% entre um atendimento e outro.

Só é permitido o acesso com a utilização de máscaras e disponibilizamos álcool 70% em todos os setores para higienização das mãos e superfícies de mesas.

Como alternativa ao atendimento presencial, ofertamos serviços online ou por telefone, deixando a critério de nossas assistidas a escolha.

Secretaria de Habitação
A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) informa que os atendimentos presenciais permanecem e estão sendo realizados por ordem de chegada.

Horário de atendimento: 8h às 17h.

Secretaria de Assistência Social
Todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município estão realizando atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, após agendamento prévio.

Os atendimentos devem ser agendados antecipadamente pelos telefones de cada unidade (telefones abaixo), ou por meio do 3291-2424. Ao realizar o agendamento, o técnico responsável irá atender, orientar e, em seguida, realizar os encaminhamentos devidos.

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) também estão abertos, de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas.

Já a Central de Atendimento Remoto funciona das 8 às 16 horas, pelo telefone 3291-2424 e pelo WhatsApp 9 9799-6553.

Confira os telefones para agendamento:

Cras de Serra Dourada

Telefone: 3282-4407

Cras de Planalto Serrano

Telefone: 3291-7768

Cras de Novo Horizonte

Telefone: 3218-5746

Cras de Vila Nova de Colares

Telefone: 3252-7202

Cras de Jardim Tropical

Telefone: 3338-9825

Cras de Serra-Sede

Telefone: 3251-7757

Cras de Jardim Carapina

Telefone: 3318-6111

Cras de Laranjeiras

Telefone: 3338-2916

Cras de Jacaraípe

Telefone: 3245-2898

Creas de Laranjeiras

Telefone: 3138-1119

Creas de Serra-Sede

Telefone: 3291-5521

Secretaria de Serviços
A Secretaria de Serviços (Sese) informa que os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio por telefone.

Contato: 3291-5386

Horário de atendimento: 8h às 17h.

Secretaria de Obras
A Secretaria de Obras (Seob) informa que os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio por telefone.

Contato: 3291-2148

Horário de atendimento: 8h às 17h.


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