Veja as unidades de saúde que fazem teste da covid-19 na Grande Vitória - ES360

Veja as unidades de saúde que fazem teste da covid-19 na Grande Vitória

Na BandNews FM, o subsecretário Luiz Carlos Reblin detalha a nova estratégia e fala sobre as mudanças nos inquéritos sorológicos

Com a mudança no modelo de testagem do novo coronavírus, os municípios capixabas passarão a fazer o teste em unidades de saúde ou pronto-atendimento, segundo o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.

Em entrevista à BandNews FM ES, Reblin destacou que não só o paciente com sintomas, mas quem estiver próximo a ele também será testado. Ele orienta, a quem for procurar atendimento médico, que esteja com sintomas por pelo menos quatro dias, em casos leves, para que o diagnóstico seja mais preciso.

Veja as unidades onde serão realizados os testes

Cariacica

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica informa que o morador que buscar atendimento em uma das 28 unidades básicas de saúde com sintomas gripais, de acordo com a norma técnica estadual, passará por avaliação médica e será encaminhado para a realização do exame tipo RT-PCR em um dos três PAs. No município, os testes são realizados no P.A. de Alto Lage, P.A. de Bela Vista e P.A. de Nova Rosa da Penha. O teste deste tipo é feito somente nessas unidades. O paciente também pode se dirigir diretamente a um dos P.As. Após a realização do teste, é feita a notificação e o paciente passa a ser acompanhado pela Vigilância Epidemiológica.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha informa que o teste rápido para Covid-19 é realizado nas 19 Unidades de Saúde do município de Vila Velha. O swab (colhido por uma espécie de cotonete) é feito nas Unidades de Saúde referência: Barramares, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães, Ponta da Fruta, Barra do Jucu,  Ibes, Vila Nova, Vila Batista,  Jardim Marilândia e Coqueiral de Itaparica. Todos os testes, inslcusive o sorológico, estão sendo feitos nos dois PAs do município (Cobilândia e Glória), conforme orientação da Nota Técnica.

Serra

Na Serra, os fluxos e o acompanhamento da testagem dos casos suspeitos do novo coronavírus continuam os mesmos. Segundo a prefeitura, os exames continuarão sendo colhidos em todas as unidades de saúde e pronto atendimentos e enviados para o laboratório do Estado, responsável pelos resultados.

Vitória

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, todas as pessoas que se enquadrem como casos suspeitos da Covid-19, após passarem por consulta médica na Unidade Saúde ou Pronto Atendimento, serão agendados para colher o exame no Centro de Testagem, localizado na Ilha de Santa Maria. Após colher o exame PCR o paciente receberá login e senha para obter o resultado, que será disponibilizado pelo laboratório do município.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Policial militar da reserva é preso com 230kg de maconha

Dia a dia

Entenda o decreto de Bolsonaro sobre parcerias no SUS

País

Butantã diz que demora na liberação de insumos pela Anvisa atrasa vacina contra covid

País

Câmara dá 30 dias para Ministério da Infraestrutura explicar PL da ‘BR do Mar’