Um em cada quatro eleitores deixou de votar no Espírito Santo - ES360

Um em cada quatro eleitores deixou de votar no Espírito Santo

Durante pandemia, comparecimento de eleitores caiu em relação à eleição passada, quando abstenção tinha sido de 19,26%

Ocorrendo em cenário da pandemia da covid-19, as eleições municipais deste ano tiveram aumento no número de eleitores ausentes em relação ao pleito anterior. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, o número de abstenções foi de 24%, com 674.875 faltantes no Espírito Santo. Em 2018, o estado teve 19,26% de faltosos, o que equivalia a 530.459 eleitores.

O presidente do TRE destacou que a abstenção não é um problema exclusivo da pandemia, por isso os tribunais têm feito campanhas para estimular o eleitor e exercer o seu direito de cidadão.

“Se não escolhermos os nossos representantes, outros escolherão. Por isso ninguém pode abrir mão do voto. Para os que não foram votar por receio, posso afirmar que o TRE tem trabalhado com todo o protocolo de segurança para o risco de contágio seja minimizado ao máximo”, frisou.

1 milhão de eleitores justificaram pelo celular

A importância de saber identificar o seu eleitor. Foto: Divulgação
A importância de saber identificar o seu eleitor. Foto: Divulgação

A nova forma de justificar ausência, pelo aplicativo e-Título, do TRE, permitiu que mais de 1 milhão de eleitores em todo o Brasil justificassem seu voto pelo celular, embora muitos tivessem enfrentado problemas para acessar o aplicativo neste domingo de eleições. Segundo o presidente do TRE, foram 630 mil justificativas no domingo e até o início da tarde desta segunda outras 400 mil em todo o país. A justificativa pelo aplicativo usa o georreferenciamento do celular para mostrar que o eleitor estava fora do domicílio eleitoral.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Eleições 2020

368 urnas substituídas e mais 500 mil eleitores já justificaram ausência no país

Esportes

Acidente impressionante com Grosjean interrompe GP do Bahrein

Dinheiro

‘Quem falar em Renda Cidadã, cartão vermelho’, diz Bolsonaro

Eleições 2020

Bolsonaro questiona urna eletrônica e ironiza ‘voto por celular’