Ufes tem a 12ª melhor nota do país em inovação - ES360

Ufes tem a 12ª melhor nota do país em inovação

Na classificação geral, universidade ficou em 27º lugar em uma relação de 197 instituições no país. UVV também aparece na lista

Universidade tem 98 pedidos de patente em andamento no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Foto: Chico Guedes
Universidade tem 98 pedidos de patente em andamento no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Foto: Chico Guedes

A busca por soluções inovadoras que nascem dentro das salas de aula renderam à Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) a 12ª melhor nota em inovação entre as universidades do país no RUF (Ranking Universitário Folha) 2019, publicado ontem pelo jornal Folha de São Paulo. No quesito, a federal capixaba está quatro posições acima em relação à última pesquisa, quando ocupava a 16ª colocação.

O quesito “inovação” considera as patentes depositadas pela instituição e os estudos em parcerias com o setor produtivo. Até setembro deste ano, a Ufes tinha 98 pedidos de patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) esperando o registro. Também no último mês, recebeu o primeiro reconhecimento do instituto pela pesquisa “Processo e Sistema para Extração de Sais de Petróleo Leves e Pesados”.

“A gente corta o ar-condicionado (medida anunciada pela Ufes após o corte de verba do Ministério da Educação), mas não deixamos de investir no tripé que baseia a universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão”, enfatiza a secretária de avaliação institucional da Ufes, Leila Massaroni.

Segundo Leila, o bom resultado também é fruto do apoio do Instituto de Inovação Tecnológica – que funciona na universidade — aos professores, orientando no caminho para fazer o registro de patentes. Os registros são em vários cursos, como engenharias, educação física, zootecnia, design, farmácia e outros.

Com a nota final de 78,67 pontos, a Ufes conquistou a 27ª colocação geral entre 197 universidades avaliadas no país. A UVV é a outra universidade do Espírito Santo a constar no ranking, ocupando a 122ª colocação, com 41,66 pontos, melhorando duas posições em relação a 2018.

A elaboração do RUF 2019 dá nota para outros quatro tópicos, como ensino (32% do peso total), pesquisa (42%), mercado (18%) e internacionalização (4%). Inovação corresponde a 4% da nota.

O ranking dos cursos

O RUF 2019 também faz um levantamento dos melhores cursos. A Ufes tem cinco cursos posicionados entre os 20 melhores do país. O melhor colocado é Engenharia Civil, na 15ª colocação, seguido de Engenharia Ambiental (16º), Engenharia Química (17º) e Engenharia Elétrica e Educação Física (20º).

A UVV conquistou o 15º lugar com o curso de Relações Internacionais.

Prova da OAB entra em avaliação do curso de Direito

Uma das novidades do RUF 2019 é usar o percentual de aprovação na prova da OAB entre os quesitos para avaliar os cursos de Direito do país. Esse novo item corresponde a 38% da nota.

No Espírito Santo, o curso de Direito mais bem colocado é o da Ufes, na 26ª posição do país. Considerando a aprovação da OAB, fica em 24º lugar. A segunda melhor no ranking é a FDV, 42ª no ranking geral e 36ª melhor em aprovação na prova da ordem.

Para o presidente da OAB-ES (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo), José Carlos Rizk, a inclusão da prova é importante porque o exame da ordem é uma referência importante tanto para quem quer exercer a advocacia quanto para os que apenas queiram a aprovação no currículo. “É um indicativo importante até para a revisão do número de faculdades”.

Os números do ranking

Ufes

12ª posição em Inovação, que considera as patentes depositadas e estudos em parceria com o setor produtivo
27ª melhor nota no ranking geral dentre 197 universidades públicas e privadas do país, com 78,67 pontos
15ª é colocação do curso de Engenharia Civil, o mais bem posicionado da Ufes perante outros do país. Em seguida está Engenharia Ambiental (16º), Engenharia Química (17º) e Engenharia Elétrica e Educação Física (20º).

UVV

122ª é a colocação da UVV, a segunda universidade do estado a constar no ranking, com 41,66 pontos
15º melhor curso de Relações Internacionais do país

Brasil

– A USP ocupa o 1º lugar no ranking, com 98,02 pontos, seguida pela Unicamp (97,09 pontos), UFRJ (97 pontos), UFMG (96,72 pontos) e UFRGS (95,68 pontos).

Mais notícias
Dia a dia

Governo prevê contratar quase 51 mil servidores em 2021

Dia a dia

Grande Vitória tem duas candidaturas a prefeito indeferidas

País

PF e Receita descobrem propinas auditores federais e fiscal da Fazenda de São Paulo

País

Entenda a morte do voluntário em teste da vacina de Oxford e os protocolos das pesquisas