Ufes: aulas são retomadas sem ar-condicionado - ES360

Ufes: aulas são retomadas sem ar-condicionado

Despesa com manutenção de áreas verdes e de equipamentos foi cortada pela metade na universidade

A Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) suspendeu o uso dos aparelhos de ar-condicionado em quase todos os espaços e os serviços de manutenção que não sejam emergenciais, além de ter cortado pela metade despesas com material de consumo e manutenção de áreas verdes e de equipamentos. Essas e outras medidas foram anunciadas nesta segunda-feira e começam a valer imediatamente. O motivo, segundo a administração central, é a necessidade de ajustar as despesas de custeio da universidade ao orçamento, que sofreu corte de 38% só neste ano. O total inicialmente previsto para o ano era de R$ 71 milhões.

No final de julho, o pró-reitor de Planejamento, Anilton Salles Garcia, adiantou que a instituição planejava implementar uma série de novos cortes no segundo semestre letivo, que teve início ontem. O plano inicial também incluía a redução do número de câmeras de videomonitoramento, mas a medida não foi incluída no pacote de ontem.

Os novos cortes afetam a limpeza de salas de aulas e de professores, de banheiros e espaços da área administrativa e dos corredores dos prédios. Também foi suspensa ajuda de custo para eventos aos estudantes.

Os aparelhos de ar-condicionado poderão ser usados apenas onde não há janela, onde a cobertura não seja de laje e nos laboratórios com equipamentos sensíveis a altas temperaturas.

Viagens com veículos da Ufes e autorização de diárias e passagens estão mais restritas. E somente será autorizado o envio, pelos Correios, de correspondências oficiais das pró-reitorias.

Em nota, a universidade disse que desde maio vem estudando novas medidas para reduzir os custos, considerando as prioridades de manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desde 2015, todos os contratos foram revistos, incluindo os de segurança, manutenção de áreas verdes e limpeza, o que gerou uma economia de 40%.

Os novos cortes de custeio da Ufes

Ar-condicionado

Suspensão do uso de aparelhos de ar-condicionado, exceto nos espaços que não possuem ventilação natural (janela), espaços cuja cobertura não seja de laje e nos laboratórios com equipamentos sensíveis a altas temperaturas.

Limpeza

Alteração na frequência da limpeza de banheiros da área administrativa, de salas de aula, de salas administrativas e de professores, além dos corredores dos prédios. Serão alocados postos de trabalho nas unidades administrativas, para que cada gestor defina a priorização de limpeza de cada espaço

Áreas verdes

Corte de 50% nas despesas de manutenção de equipamentos, de material de consumo e de manutenção de área verde.

Ajuda de custo

Suspensão das ajudas de custo para eventos, aos estudantes, exceto para aulas de campo previstas nos projetos pedagógicos dos cursos.

Manutenção predial

Realização de serviços de manutenção predial apenas em casos emergenciais, que possam ter como consequência o aumento de custos ou que tragam riscos.

Uso de veículos

Autorização de viagens com veículos da Ufes apenas para aulas de campo, participação em reuniões de conselhos e eventos programados das pró-reitorias de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação.

Diárias e passagens

Autorização de diárias e passagens somente para viagens de representação da reitoria e das pró-reitorias, e de docentes externos para participação em bancas de concurso público. Fica mantida a autorização de passagens e diárias com recursos do Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, nas regras vigentes.

Correspondências

Autorização de envio, pelos Correios, somente de correspondências oficiais emitidas pelas pró-reitorias.

Mais notícias
Dinheiro

Empresas não terão de pagar multa de 10% do FGTS

Esportes

Flamengo embarca para Mundial de Clubes no Catar

Dia a dia

Confira a previsão do tempo para o fim de semana

Dia a dia

Ilha das Caieiras: Restaurantes terão promoções de Réveillon