Uber lança em Vitória sistema de gravação de áudio - ES360

Uber lança em Vitória sistema de gravação de áudio

Usuários e motoristas parceiros poderão gravar viagens e relatar um incidente compartilhando um arquivo de áudio

Vila Velha: taxistas e motoristas de app terão que circular com as janelas abertas. Foto: Chico Guedes
Uber lança sistema de gravação de áudio para monitorar ocorrências durante as corridas. Foto: Chico Guedes

A Uber lançou em Vitória nesta segunda-feira (29) um recurso que permite usuários a gravarem áudios de viagens e usar o arquivo para reportar qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis. Chamado de “U-Áudio”, a ferramenta foi lançada como piloto em algumas cidades em fevereiro, mas essa é a primeira vez em que poderá ser utilizada.

Para ter acesso ao sistema, é preciso acessar os recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem. Após o encerramento da corrida, tanto o usuário quanto o motorista poderão relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo com o áudio. Este conteúdo é criptografado, permanece armazenado no dispositivo de quem fez a gravação e não pode ser acessado por ninguém. A Uber só poderá acessá-lo se ele for compartilhado por usuário ou motorista como parte do relato.

Assim que é enviada à equipe de atendimento da Uber, a gravação de áudio será analisada e usada para ajudar a entender o incidente reportado. A gravação pode auxiliar no processo de tomada de decisão para a desativação do motorista ou usuário que tenha tido interações inadequadas. O conteúdo permanece no celular por sete dias e é deletado automaticamente após esse período.

> Uber torna máscara obrigatória para passageiro e condutor

O arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com os trâmites legais.

Todos os usuários e motoristas serão informados que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Além disso, somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto só pode ser feito após a denúncia com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.

“Neste período de isolamento social seguimos trabalhando tendo a segurança como uma prioridade, tanto do ponto de vista sanitário, como no desenvolvimento de ferramentas que trazem mais tranquilidade aos nossos motoristas e usuários. O U-Áudio já era realidade em algumas cidades e vem como um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem”, explica Marcello Azambuja, diretor da Uber Tech Center no Brasil.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Ministério da Saúde registra 602 novos óbitos pela covid-19

Dia a dia

Ocupação geral de leitos de UTI no ES é de 89,52%

Esportes

Flamengo vence Volta Redonda e espera o Fluminense na final da Taça Rio

País

Martha Rocha, a primeira Miss Brasil morre aos 83 anos