Transmissão comunitária das novas linhagens do coronavírus está sendo investigada no ES - ES360

Transmissão comunitária das novas linhagens do coronavírus está sendo investigada no ES

Sesa já fez busca ativa em pacientes que apresentaram complicações a partir do 14º dia da doença e encaminhou para análise da Fiocruz

Ministério da Saúde confirma que reinfecção de covid-19 em Manaus foi por nova cepa. Foto: Pixabay
Ministério da Saúde confirma que reinfecção de covid-19 em Manaus foi por nova cepa. Foto: Pixabay

Com a confirmação da presença variante brasileira do coronavírus no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está investigando se houve transmissão comunitária da nova cepa do vírus, conhecida como P1 e surgida no estado do Amazonas.

Detectada em pacientes transferidos de Manaus para o estado em janeiro, ainda não há confirmação de circulação comunitária da cepa P1, segundo o secretário Nesio Fernandes. Mas como há a perspectiva de que as novas linhagens já estejam circulando em todo o país, a Sesa já fez busca ativa em pacientes que apresentaram complicações a partir do 14º dia da doença e encaminhou para análise da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

“Com a ampliação da vigilância, temos maior capacidade de reconhecer as linhagens em circulação em solo brasileiro. O mais relevante é identificar o predomínio de determinadas variantes em determinado território, pois essa predominância pode tornar a população que teve contato com outras variações mais susceptível à transmissão comunitária, principalmente quem já teve a doença há mais de seis meses”, explica.

A respeito da transmissão e chegada da cepa por pacientes vindos de outros estados, o secretário garantiu que as novas variações não terão transmissão comunitária pela chegada dos pacientes de Rondônia e Amazonas. “Os pacientes recebidos são isolados em UTIs exclusivas para eles. Todos os trabalhadores que têm contato com eles estão submetidos à rigorosa testagem. Todos os casos diagnosticados em etapa assintomática, foram isolados e tiveram também todos os contatos testados”, afirma o secretário.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Esportes

Para Colômbia, é ‘improvável’ receber voo da Seleção Brasileira

Política

Cartório 'censura' escritura da mansão de Flávio Bolsonaro

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

País

Maioria dos bares respeita restrição no Rio