Tempo de UTI de paciente com covid-19 cai para 6,23 dias - ES360

Tempo de UTI de paciente com covid-19 cai para 6,23 dias

Já a média de tempo de permanência de pacientes em leitos de enfermaria é de 4,62 dias, e também varia de acordo com a evolução do quadro clínico

UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa
UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa

 

A alta taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para a covid-19 no Espírito Santo preocupa ainda mais pela menor rotatividade destes leitos por conta do tempo de internação de um paciente contaminado pelo coronavírus. A boa notícia é que o tempo médio de permanência em UTI caiu de 8 dias para 6,23 dias. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde com base na permanência de pacientes na UTI entre março e novembro.

O levantamento da Secretaria da Saúde apontou que o tempo médio de permanência em UTI de paciente covid-19 positivo caiu de 8 dias para 6,23 dias. No entanto, há exceções, visto que cada paciente pode evoluir de forma diferente, podendo ter um tempo de internação maior. Já a média de tempo de permanência de pacientes em leitos de enfermaria é de 4,62 dias, e também varia de acordo com a evolução do quadro clínico.

Ocupação no estado

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) abriu nesta quinta-feira (14), mais 20 novos leitos de UTI para pacientes infectados com o novo coronavírus. A estratégia acontece no momento em que o estado passa por um novo pico da covid-19. Agora a rede pública conta com 617 leitos de UTI ativos, sendo que 508 estão ocupados, levando o índice de ocupação para 82,33%. As informações são do Painel Covid-19 do Governo do Estado.

Na região Metropolitana a ocupação é 80,96%, ou seja, 353 dos 436 leitos de UTI para a covid-19 estão em uso. A situação mais crítica é no Norte do estado, onde 49 dos 56 leitos de UTI estão ocupados, levando a taxa de ocupação para 90,91%. O menor índice é o da região Sul, que registra 80,00% de ocupação de UTIs.

O estado registra 75,08% de ocupação de enfermaria exclusivas para pacientes com a covid-19. Dos 634 leitos, 476 estão ocupados. Na região Norte, onde 325 contaminados estão internados, o índice já atingiu 79,46%. A região Central aparece com a menor ocupação do estado: 56,90%.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Enfermeira que debochou de vacina é demitida da Santa Casa

País

Lewandowski abre inquérito para apurar atuação de Pazuello em Manaus

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 48 óbitos em 24 horas; total chega a 5.716

Dinheiro

Se endividamento for menor, pode debater auxílio de até 6 meses, afirma Maia