STF começa a julgar pedido de liberdade de Lula - ES360

STF começa a julgar pedido de liberdade de Lula

Dois processos serão analisados. Entre eles, o habeas corpus em que o petista pede a anulação do julgamento alegando que Moro foi parcial

Lula ao telefone em São Bernardo do Campo
Caso Lula volta ao STF em ambiente político de Lava Jato em xeque. Ricardo Stuckert

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) vai analisar dois processos que podem conceder liberdade ao ex-presidente Lula.

Um deles é o habeas corpus da defesa do petista contra a decisão do ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou um recurso de Lula em sua condenação no caso triplex do Guarujá; e outro que pede a liberdade do ex-presidente até a conclusão do julgamento da suspeição de Sergio Moro no mesmo caso. Segundo a defesa do petista, Moro teria agido com parcialidade.

O processo volta a ser discutido pelo STF por decisão da presidente da Segunda Turma, a ministra Cármen Lúcia, que na segunda-feira o retirou da pauta. Na ocasião, o julgamento foi suspenso porque o Gilmar Mendes concluiu que não haveria tempo para debater o caso de Moro.

De acordo com a Folha de S.Paulo, Gilmar Mendes voltou atrás em sua decisão após o advogado de Lula, Cristano Zanin, pedir que o julgamento do habeas corpus fosse realizado nesta terça, como estava previsto inicialmente.

“Dentro das razões que expus [não haver tempo hábil para o julgamento nesta terça por causa da pauta extensa], eu havia indicado o adiamento”, disse o ministro Gilmar Mendes. “Mas tem razão o advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença de condenação confirmada em segundo grau. Como temos a ordem dos trabalhos [da sessão] já organizada, o que proporia ao tribunal é conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação concreta nesta turma”, completou à Folha de S.Paulo.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES é atingido por 11 mil raios; chuva continua até terça

Mundo

Araújo é advertido ao não usar máscara em encontro em Israel

Dia a dia

Covid: ES registra 14 mortes e 673 casos neste domingo

Dia a dia

Covid: Morre primeiro paciente transferido de SC para o ES