Startup desenvolve produto para controle biológico de carrapatos - ES360

Startup desenvolve produto para controle biológico de carrapatos

Segundo o portal MilkPoint, o carrapato do boi é um dos mais importantes parasitas de bovinos, causando significativas perdas de produção, estimadas em US$ 3,24 bilhões de dólares anuais, no Brasil (GRISI et al., 2014). A forma mais comum de combate é por meio de agentes químicos, que podem deixar resíduos em produtos de origem animal e ser tóxicos para animais e seres humanos. Além disso, tem sido observada uma crescente aquisição de resistência por parte dos carrapatos aos princípios ativos utilizados, sendo necessário o desenvolvimento de formas alternativas de controle.

Foi neste contexto que surgiu, em 2015, a Decoy Smart Control, startup especializada em controle de pragas. Segundo Túlio Nunes, sócio fundador, o objetivo foi de “oferecer uma forma eficaz e limpa para combater o carrapato do boi”. Para isso, a empresa desenvolveu um produto baseado em controle biológico, estratégia muito utilizada na agricultura brasileira. “Nós somos a primeira empresa a levar o controle biológico para o contexto da saúde animal. Essa era uma lacuna do mercado, até então”, disse Túlio.

Confira a entrevista completa:

Octaciano Neto foi secretário de Agricultura do Espírito Santo e presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura do Brasil. É um dos líderes do RenovaBr, produtor rural e apresentador do podcast 4.0 no Campo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas