SpaceX lança primeira missão espacial tripulada após nove anos; acompanhe - ES360

SpaceX lança primeira missão espacial tripulada após nove anos; acompanhe

A missão renova o programa espacial da Nasa, que realizou seu último lançamento tripulado em 2011. Lançamento deve ocorrer às 17h33

Crew Dragon deve se tornar a primeira espaçonave comercial a levar humanos à estação espacial. Foto: Divulgação/SpaceX

A SpaceX, do empresário Elon Musk, levará dois astronautas americanos à Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (27), a partir do centro espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, encerrando um hiato de nove anos desde a última viagem espacial tripulada da agência americana.

A espaçonave Crew Dragon partirá com os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken às 16h33 no horário local, 17h33 no horário de Brasília. É o mesmo local de lançamento usado pela Nasa na sua última missão espacial, em 2011.

Estarão presentes o presidente Donald Trump e o vice-presidente Mike Pence, de acordo com o porta-voz da Casa Branca. Para a Nasa, a SpaceX e Musk, um lançamento seguro representará um marco na busca pela produção de espaçonaves reutilizáveis, o que tornaria viagens espaciais mais baratas. Musk é o fundador e CEO da Spacex e também o CEO da Tesla.

A Nasa, na esperança de estimular um mercado espacial comercial, concedeu US$ 3,1 bilhões à SpaceX e US $ 4,5 bilhões à Boeing Co para o desenvolvimento de cápsulas espaciais de duelo, experimentando um modelo de contrato que permite à agência espacial comprar assentos das duas empresas. A cápsula Boeing CST-100 Starliner deverá ser lançada em 2021.

Acompanhe a transmissão ao vivo:

Estadão Conteúdo


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Saúde anuncia que vai comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa

Política

‘Por trás desse broche existe um ser humano’, diz senador do dinheiro na cueca

Política

Flagrado com dinheiro na cueca, Chico Rodrigues pede afastamento do Senado

Dia a dia

Criança de 4 anos morre em incêndio na Praia do Canto