SP recebe na noite desta quarta-feira insumos para produção da Coronavac - ES360

SP recebe na noite desta quarta-feira insumos para produção da Coronavac

Carga de 5,4 mil litros deve chegar a Viracopo às 23h30, o que possibilitará a fabricação de mais 8,6 milhões de doses do imunizante. Outro carregamento é esperado para o dia 10 de fevereiro

O governo de São Paulo espera a chegada de 5,4 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nesta quarta-feira às 23h30. O IFA servirá para produção pelo Instituto Butantan de mais 8,6 milhões de doses da vacina Coronavac contra a covid-19. A aeronave com o insumo deixou Pequim às 21h30 desta terça-feira, 2, com o carregamento fornecido pela biofarmacêutica chinesa Sinovac.

A carga vai desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. O diretor do Butantan, Dimas Covas, prevê que esse novo lote de vacinas comece a ser entregue ao Ministério da Saúde a partir do próximo dia 25. Outra carga com 5,6 mil litros é esperada pelo governo até o próximo dia 10, o que vai viabilizar a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.

Em nota, o governo disse que a previsão do Butantan é que a produção local de vacinas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas novas remessas de matéria-prima. “O instituto ainda negocia o recebimento de mais 8 mil litros de IFA para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde. São 46 milhões de doses previstas até o final de abril e um adicional de 54 milhões de vacinas com prazo a definir”, apontou a administração do Estado.

A liberação de insumos pela China mobilizou a diplomacia brasileira no mês de janeiro. O envio programado para o Brasil sofreu atrasos, o que fez o governo paulista pedir a intervenção do Ministério das Relações Exteriores. A relação considerada turbulenta entre a gestão do presidente Jair Bolsonaro e a China ao longo dos dois primeiros anos de mandato foi apontado com um fator que teria inicialmente atrapalhado as tratativas, que acabaram resolvidas na semana passada.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Taxa de ocupação de UTI para covid passa de 80% no ES

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo é o 11º no ranking de vacinação do Brasil

Mundo

Papa Francisco inicia visita inédita ao Iraque

Dia a dia

Azul corta 50 voos diários em março e abril