Sinal verde para o bloco da saúde - ES360

Sinal verde para o bloco da saúde

Carnaval. Especialistas dão dicas para quem quer aproveitar os quatro dias de folia até o final e sem nenhuma restrição. Confira!

Falta pouco para turistas e capixabas caírem na folia oficial do Carnaval. Além de praias cheias de atrações, mais de 20 blocos programam desfiles pelas ruas dos principais municípios do estado nos quatro dias de festa. Seja onde for a programação, os foliões de todas as idades devem ficar atentos à saúde para aproveitar a diversão até o final e sem nenhuma restrição. Então, que tal aproveitar algumas marchinhas bem conhecidas para entrar no clima de Carnaval e ficar por dentro das dicas de prevenção.

“Allah-lá-ô, ô ô ô … Mas que calor ô ô ô ô ô ô” …. As altas temperaturas já são sentidas em todo o estado e, no Carnaval, não deve ser diferente. Então, quem vai brincar nos blocos ou ficar na praia, deve se proteger com protetor solar a cada duas horas ou optar por roupas com fator de proteção solar.

Fique atento também na hora de escolher sua fantasia. Prefira roupas leves e sapatos confortáveis, já que nessa época é comum que as pessoas passem grande parte do tempo em pé.

Agora, se “você pensa que cachaça é água” … uma dica valiosa é intercalar a bebida alcoólica com muita água (de verdade). E se exagerar (o que nunca é o correto)? “Fuja de receitas caseiras, como ingestão de café e vinagre. Procure um serviço médico”, ensina Getúlio Vargas do Nascimento Júnior, médico do São Bernardo Apart Hospital.

Uma das mais populares e conhecidas marchinhas deixa uma lição para quem não abre mão de viver os amores de Carnaval: “Bota a camisinha, bota meu amor. Que hoje tá chovendo, não vai fazer calor”. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, explica que o uso do preservativo é a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças. Confira outras dicas abaixo e caia na folia, afinal, é Carnaval.

Para se proteger do sol

Use o bom e velho protetor solar, com reaplicação a cada 2 horas. As roupas com fator de proteção solar também são uma facilidade, haja vista que não têm a necessidade de reaplicação.

Quando o cansaço bater?

Tente fazer pequenas pausas durante o dia ou tirar um cochilo. O corpo avisa quando precisa de uma pausa.

Fantasias

Os dias de Carnaval são naturalmente mais quentes devido à época do ano, por isso, é bom tomar cuidado até na hora de se vestir. Use roupas leves e sapatos confortáveis, já que nessa época é comum que as pessoas passem grande parte do tempo em pé, evitando bolhas e o calor em excesso.

Não saia distribuindo beijo. É isso mesmo?

É isso mesmo! Muitas doenças são transmitidas pela saliva, como herpes, resfriados e candidíase oral.

Ressaca

Fuja de receitas caseiras, como ingestão de café, vinagre, entre outros. A ingestão de álcool pode causar náuseas e dificultar a ingestão de líquidos e alimento.

Pílula do dia seguinte

Mulheres devem ficar atentas. Por possuir uma quantidade grande de hormônios, atrelada ao excesso de álcool pode trazer danos ao organismo.

Hidratação

O indicado é ingerir muita água, suco e água de coco. Os isotônicos também são importantes na reposição da hidratação e de sais minerais e eletrólitos.

Bebida

O ideal é beber bastante líquido, intercalando com água. Se exagerar na bebida, é importante buscar um serviço médico.

Alimentação

Para todos os públicos, a dica é comer saladas, frutas e carboidratos bons (arroz, feijão, batata doce).

Camisinha

O uso do preservativo é a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças, como sífilis, herpes genital e Aids.

Energéticos, quais são as orientações?

A ingestão de energético com bebida alcoólica não é recomendada, pois essa combinação pode causar palpitação cardíaca. Pessoas com histórico de problemas cardíacos (hipertensos) devem evitar, pois ela causa aumento da pressão arterial. Os energéticos são bons para repor a energia e continuar aproveitando o Carnaval, mas tudo com equilíbrio e sem misturar com álcool.

Mais notícias
Dia a dia

Motoristas de aplicativo protestam em Vitória

Dinheiro

Gás de cozinha será vendido por R$ 40 em Vitória

Dia a dia

Confira a programação de carnaval de Alfredo Chaves

Natureza

Filhote de urso ganha nova família após ser resgatado


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *