Novo caso de coronavírus no estado é investigado
O paciente é um homem de Aracruz, que chegou de Singapura. O primeiro caso suspeito foi descartado na tarde desta quarta-feira (26)

Horas depois de descartar o primeiro caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (26), a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) já investiga um novo caso. Trata-se de um homem de 25 anos, de Aracruz, que apresentou febre, coriza e dor muscular após uma viagem a Singapura. Segundo a secretaria, o procedimento de investigação foi iniciado e o paciente terá o material coletado para realização de exame nesta quinta-feira (27). O primeiro caso foi descartado após exames constatarem que o paciente – um homem de 54 anos vindo da Itália – está com influenza A.
A Sesa informou que o paciente em investigação apresenta “quadro clínico leve” e sem sinais de gravidade. “Nesses casos, é indicado o isolamento domiciliar, de acordo com o protocolo adotado no Brasil”, diz em nota.
Já o paciente que teve a doença descartada, ontem, segue internado no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Ele é morador da Grande Vitória e deu entrada na UPA de Carapina, na Serra, na noite da última terça-feira com febre e outros sintomas respiratórios. Ele chegou da Itália no último dia 23, onde estava há cerca de 11 meses. Segundo o coordenador do Centro de Operações Estratégicas da Sesa, Luiz Carlos Reblin, o homem possui outras doenças e, por isso, segue internado.
Protocolo
Reblin explicou que o procedimento para confirmação do coronavírus passa, primeiro, pela análise de outras viroses mais comuns. Caso os exames não detectem vírus como a influenza, amostras do paciente são encaminhadas para o laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para diagnóstico do coronavírus. Esse resultado fica pronto em sete dias.
> Veja as dicas da OMS para se proteger do novo coronavírus
Segundo o coordenador, as unidades de saúde e hospitais estão preparados para atender casos de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus. No dia 21, o Ministério da Saúde passou a enquadrar nos casos suspeitos pessoas vindas do Japão, Coreias do Sul e Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia.

Pacientes usam máscaras no Hospital Jayme Santos Neves
Wanderson Almeida, 44 anos, morador de Vila Velha, procurou o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, nesta quarta-feira à tarde, com sintomas de gripe. Ele viajou para Punta Cana, República Dominicana, região sem registro da gripe coronavírus, mas passou por vários aeroportos e achou prudente procurar orientação.
No hospital, pacientes que desejassem, poderiam usar máscaras durante o atendimento. Várias pessoas adotaram