Serra vai criar polo para atrair empresas de inovação - ES360

Serra vai criar polo para atrair empresas de inovação

A previsão é de que 10 empresas estejam instaladas na região até o fim de 2020. Empreendimentos receberão incentivos fiscais

  • • Polo de tecnologia e inovação será criado na Serra
  • • Empreendimento deve ser lançado até o fim de 2020 entre Morada de Laranjeiras e o Civit II
  • • Serão concedidos incentivos fiscais às empresas que atuarem no local


A Serra vai ganhar um polo de tecnologia e inovação que promete diversificar e fortalecer a economia da região e gerar emprego e renda. A expectativa é de que até o fim de 2020, dez novas empresas do segmento estejam instaladas no Polo InovaSerra. O decreto de criação da área será assinado nesta quarta-feira pelo prefeito Audifax Barcelos, e garantirá também a concessão de incentivos fiscais para as empresas do setor.

Serão concedidos até 100% de desconto no IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana); redução de alíquota do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e até 50% de isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

O empreendimento estará localizado entre o Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) e o Polo Cercado da Pedra, agregando bairros como Morada de Laranjeiras e Civit II. O investimento na área não foi informado pela prefeitura da Serra.

Polo vai se estender até o Civit II. Foto: Chico Guedes
Polo vai se estender até o Civit II. Foto: Chico Guedes

De acordo com o secretário da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra), José Eduardo Azevedo, a área escolhida para implantação do polo é estratégica.

“Acreditamos que vamos atrair, principalmente, empresas e startups de pequeno e médio portes, com faturamento em torno de R$ 4 milhões ao ano. O polo deve receber empresas com perfis ousados, versáteis, que investem em tecnologia e requerem mão de obra qualificada e capacitada”.

O secretário destaca ainda que o polo será um ambiente físico para a integração de empresas de base tecnológica, spin-off (startup derivada de uma média ou grande empresas), empreendimentos públicos e privados das Instituições Científica Tecnológica e de Inovação (ICTs), como o Senai Serra, Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, associação de empresários, incubadoras e aceleradoras.

“Acredito que o novo polo pode aquecer o mercado, barateando custos para as empresas locais, gerando emprego e renda para a população e aumentando a qualidade de vida das pessoas”, conta do prefeito.

Outros investimentos em andamento

Contendo a erosão

Após estudo morfodinâmico, iniciado em 2014 nos 23 quilômetros de praias, a Serra identificou cinco trechos que receberão engordamento de areia: Nova Almeida, Praia de Capuba, dois pontos em Jacaraípe e Manguinhos. O objetivo é conter possíveis processos de erosão em trechos dessas praias. A areia utilizada para realizar a obra, que custará R$ 1,5 milhão, será retirada de outros pontos do litoral. A ideia é dar início às intervenções no início de 2020.

UPA

A UPA de Castelândia será inaugurada no próximo mês. A previsão é que mais de 16.500 pessoas recebam atendimento por mês no local. O funcionamento será 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados. Os pacientes terão acesso a atendimento médico adulto e pediátrico; atendimento oncológico, exames radiológicos e laboratoriais; e aplicação de medicamentos.

Hospital

Hoje, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos estará em Brasília para discutir os recursos para manutenção do Hospital Materno Infantil, no bairro Colina de Laranjeiras, previsto 2020. A unidade contará com 135 leitos, sendo 60 maternos, 60 infantis e 15 intermediários. A capacidade é para atender 8.700 gestantes e realizar 725 partos por mês.

Contorno

A estrada do Contorno do Mestre Álvaro começará a receber a camada da asfalto no primeiro semestre do ano que vem. A obra de 19,7 quilômetros ligará a BR-101 e a rodovia do Contorno. Terá pista dupla em toda rodovia com acostamento de cada lado, além de seis viadutos.

Mais notícias
País

Governo fecha contrato para compra de vacinas da Pfizer

Dia a dia

Paciente transferido de Santa Catarina chega ao ES

Política

Casagrande é pré-candidato à presidência, diz PSB

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência