Serra vai criar polo para atrair empresas de inovação - ES360

Serra vai criar polo para atrair empresas de inovação

A previsão é de que 10 empresas estejam instaladas na região até o fim de 2020. Empreendimentos receberão incentivos fiscais

  • • Polo de tecnologia e inovação será criado na Serra
  • • Empreendimento deve ser lançado até o fim de 2020 entre Morada de Laranjeiras e o Civit II
  • • Serão concedidos incentivos fiscais às empresas que atuarem no local


A Serra vai ganhar um polo de tecnologia e inovação que promete diversificar e fortalecer a economia da região e gerar emprego e renda. A expectativa é de que até o fim de 2020, dez novas empresas do segmento estejam instaladas no Polo InovaSerra. O decreto de criação da área será assinado nesta quarta-feira pelo prefeito Audifax Barcelos, e garantirá também a concessão de incentivos fiscais para as empresas do setor.

Serão concedidos até 100% de desconto no IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana); redução de alíquota do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e até 50% de isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

O empreendimento estará localizado entre o Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) e o Polo Cercado da Pedra, agregando bairros como Morada de Laranjeiras e Civit II. O investimento na área não foi informado pela prefeitura da Serra.

Polo vai se estender até o Civit II. Foto: Chico Guedes
Polo vai se estender até o Civit II. Foto: Chico Guedes

De acordo com o secretário da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra), José Eduardo Azevedo, a área escolhida para implantação do polo é estratégica.

“Acreditamos que vamos atrair, principalmente, empresas e startups de pequeno e médio portes, com faturamento em torno de R$ 4 milhões ao ano. O polo deve receber empresas com perfis ousados, versáteis, que investem em tecnologia e requerem mão de obra qualificada e capacitada”.

O secretário destaca ainda que o polo será um ambiente físico para a integração de empresas de base tecnológica, spin-off (startup derivada de uma média ou grande empresas), empreendimentos públicos e privados das Instituições Científica Tecnológica e de Inovação (ICTs), como o Senai Serra, Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, associação de empresários, incubadoras e aceleradoras.

“Acredito que o novo polo pode aquecer o mercado, barateando custos para as empresas locais, gerando emprego e renda para a população e aumentando a qualidade de vida das pessoas”, conta do prefeito.

Outros investimentos em andamento

Contendo a erosão

Após estudo morfodinâmico, iniciado em 2014 nos 23 quilômetros de praias, a Serra identificou cinco trechos que receberão engordamento de areia: Nova Almeida, Praia de Capuba, dois pontos em Jacaraípe e Manguinhos. O objetivo é conter possíveis processos de erosão em trechos dessas praias. A areia utilizada para realizar a obra, que custará R$ 1,5 milhão, será retirada de outros pontos do litoral. A ideia é dar início às intervenções no início de 2020.

UPA

A UPA de Castelândia será inaugurada no próximo mês. A previsão é que mais de 16.500 pessoas recebam atendimento por mês no local. O funcionamento será 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados. Os pacientes terão acesso a atendimento médico adulto e pediátrico; atendimento oncológico, exames radiológicos e laboratoriais; e aplicação de medicamentos.

Hospital

Hoje, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos estará em Brasília para discutir os recursos para manutenção do Hospital Materno Infantil, no bairro Colina de Laranjeiras, previsto 2020. A unidade contará com 135 leitos, sendo 60 maternos, 60 infantis e 15 intermediários. A capacidade é para atender 8.700 gestantes e realizar 725 partos por mês.

Contorno

A estrada do Contorno do Mestre Álvaro começará a receber a camada da asfalto no primeiro semestre do ano que vem. A obra de 19,7 quilômetros ligará a BR-101 e a rodovia do Contorno. Terá pista dupla em toda rodovia com acostamento de cada lado, além de seis viadutos.

Mais notícias
Cult

Sem Spoiler: Malévola - Dona do Mal estreia nos cinemas

Política

AO VIVO: Em clima tenso, STF julga prisão após 2ª instância

Política

Recadastramento biométrico acontece em quatro cidades

Política

‘Se alguém grampeou, é uma desonestidade’, diz Bolsonaro sobre áudio vazado