Serra: novo trevo de Carapina deve ficar pronto em 2 anos - ES360

Serra: novo trevo de Carapina deve ficar pronto em 2 anos

O governador Renato Casagrande autorizou nesta segunda-feira (28) o início das obras que vão melhorar a mobilidade na região. Será construído um túnel para retirar sinal de três tempo da BR-101

Governador Renato Casagrande ao lado de Fábio Damasceno. Foto: Divulgação

As obras de melhorias na mobilidade da região do trevo de Carapina, na Serra, no entroncamento da BR-101 com a avenida João Palácios, devem ficar prontas em até dois anos. A autorização para o início das intervenções foi assinada nesta segunda-feira (28) pelo governador Renato Casagrande, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. A empresa vencedora da licitação foi o consórcio Trevo Carapina, que vai executar os serviços pelo valor R$ 76,53 milhões. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos, sendo que os primeiros cinco meses são dedicados aos projetos.

Entre as intervenções previstas está a ampliação para três faixas por sentido do trecho da BR-101 por sentido do viaduto de acesso à rodovia do Contorno até a avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais. Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão – hoje existente.

Para isso, será construído um viaduto ou túnel, sendo que a definição para esse será feita pela empresa que vai executar as obras, pois no contrato via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras. Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a proposta é eliminar o semáforo de três tempos da região, fazendo uma passagem em desnível, mantendo as marginais, com calçadas e ciclovias.

Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias. Na região de Jardim Carapina, será construída uma grande praça de 10 mil metros quadrados com quadras e parquinhos, segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Para o governador Casagrande, as obras demonstram o compromisso do governo do Estado com a melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana. “Essa obra, em especial, para a cidade da Serra, que terá a redução daquele gargalo na região, trazendo mais fluidez para o trânsito, além de outras melhorias”, destacou.

“Já estamos com o Portal do Príncipe em obras e em breve iniciaremos a ampliação da Terceira Ponte, que já está autorizada. Agora estamos autorizando mais uma importante obra que faz parte do conjunto de obras de melhoria da mobilidade da região metropolitana”, explicou o secretário Fábio Damasceno.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Dezenas de cidades têm carreatas pró-impeachment

Dia a dia

Fiocruz prevê ter insumos da vacina de Oxford só no dia 8

Dia a dia

Margareth Dalcomo recebe a vacina de Oxford

Mundo

Adolescentes começam a ser vacinados em Israel