Seis dicas para impulsionar a sua criatividade - ES360

Seis dicas para impulsionar a sua criatividade

Criatividade é uma palavra que tem sido cada vez mais usada, mas você sabe o que te faz ser criativo? Como podemos criar algo novo, sustentável, aceito pela sociedade, que também seja próspero e gere lucro? O que um líder precisa ter para ser mais criativo: a experiência ou a expertise? O que oferece mais resultado? Qual a prerrogativa para uma empresa ser considerada inovadora?

São tantas dúvidas e incertezas que está difícil avançar. Temos muitos empreendedores que não estão conseguindo se manter e outros que não conseguem se estabelecer em função desta fluidez e complexidade do mundo em que estamos vivendo.

No último Congresso Internacional de Coaching, realizado em Praga, pude ouvir com atenção as considerações de Frans Johansson, grande coach e palestrante, sobre este momento. Ele apresentou alguns passos para tornar-se mais criativo e navegar neste mundo imprevisto e complexo.

• A velocidade do crescimento de uma empresa será a mesma da capacidade de seus líderes se adaptarem às mudanças necessárias para agirem neste mundo novo.
• Mude a regra do jogo. Fazer sempre da mesma forma é retrocesso, impede o fluxo e paralisa o crescimento. Portanto, mude a regra do jogo quantas vezes forem necessárias. Busque sempre novas possibilidades de realizar ações do cotidiano.
• Inspire-se em diferentes campos do conhecimento. Procure conhecer pessoas de outras culturas e com experiências diferentes da sua. Isso te trará novas formas de ver o todo, aspectos inusitados. Por exemplo, teste diferentes sabores, experimente um novo caminho para chegar até a sua casa, ande por outras avenidas, experimente novas formas de se locomover.
• Faça mais apostas, tente novas ideias. Busque ousar e coloque as suas ideias e também as ideias dos outros para serem experimentadas. Teste pequeno e, quando aprovar, amplie. Multiplique e compartilhe o aprendizado o mais rápido possível.
• Maneje seus riscos. É essencial conseguir gerenciar e acompanhar seus riscos.
• Organize grupos de trabalho mais horizontais, nos quais há trocas entre os membros do projeto. Possibilite equipes mais inclusivas e diversas. 

Reflita sobre cada ponto e alcance uma nova perspectiva. Se quiser avançar, experimente ousar e praticar cada passo. Você verá que terá um fluxo muito mais contínuo de ideias e ações para tornar-se mais criativo.

Boa sorte e lembre-se de compartilhar comigo o que mudou em sua vida.

Vânia Goulart é mestre em Administração Estratégica pela FUCAPE. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coach Profissional pelo Personal and Professional Coaching com Certificação pelo ICI - Integrated Coaching Institute, Sênior Coaching Program com Certificação e Coaching de Carreira também pelo ICI e Formação em GEN - Gestão Estratégica com Neurociências pela TAI Consultoria. Psicóloga formada pela Universidade Federal do ES. Docente Acadêmica nos Cursos MBA em Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas – FGV, UVV, Faesa e Multivix. Atua como Diretora fundadora da SELECTA, Consultora da área de Gestão de Pessoas, com trabalhos realizados em Atração e Retenção de Talentos, Orientação Profissional, Coaching, Gestão e Avaliação, T&D. Colunista do Metro Jornal e da Rádio Band News FM Espírito Santo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas
Coronavírus: o que pode e o que não pode durante um isolamento domiciliar. Foto: Gerd Altmann/Pixabay 

Dicas para manter concentração no home office

Na coluna Vida e Carreira, Vânia Goulart continua a série sobre o novo coronavírus trazendo orientações de como lidar com a situação

Vida e Carreira: como se adaptar ao ‘home office’

Na coluna Vida e Carreira, a comentarista Vânia Goulart dá dicas de como manter uma rotina adequada trabalhando à distância

MULHERES TRABALHO

A importância da presença feminina no mercado de trabalho

DINHEIRO DOLAR

Mulheres ainda ganham menos que os homens no Brasil

Sorte de ser mulher. Foto: Pixabay

Sorte de ser mulher 

MULHERES TRABALHO

Vida e Carreira: mercado de trabalho ainda é desigual para mulheres

Na coluna Vida e Carreira, a especialista Vânia Goulart conversa sobre o atual estágio do processo de busca por igualdade entre os gêneros